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Trelleborg apresenta plásticos, elastómeros e compósitos na Global Industry 2024

17/04/2024
Presente na feira Global Industry 2024, a Trelleborg apresentou as suas mais recentes inovações, incluindo novas soluções de selagem para a indústria do hidrogénio, rolamentos de fricção ultra-baixa com excelente resistência à compressão e soluções de selagem para melhorar o desempenho da próxima geração de veículos elétricos.
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Jean-Philippe Perrot, diretor de soluções, afirma: “Com as nossas insuperáveis soluções de polímeros para vedação, amortecimento e proteção de aplicações críticas em ambientes exigentes, desenvolvemos soluções inovadoras e personalizadas que aceleram o desempenho dos nossos clientes de forma sustentável. Trabalhamos em parceria com eles desde os conceitos iniciais de design até ao desenvolvimento da solução certa para a sua aplicação, permitindo-lhes reduzir o tempo de colocação no mercado e acrescentar valor aos processos e produtos.”

Em exposição no stand estava a gama H2Pro de soluções de vedação especificamente concebidas para acelerar a inovação tecnológica sustentável e oferecer soluções para todas as aplicações na cadeia de valor do hidrogénio. Adequada para a produção, transporte e armazenamento de hidrogénio, bem como para a utilização final, a gama H2Pro provou a sua capacidade de resistir a ambientes de aplicação exigentes. Suportam altas pressões, baixas temperaturas e resistência à permeação, ao mesmo tempo que apresentam excelentes propriedades de desgaste e extrusão.

Outra solução inovadora apresentada foi o Orkot C620, um material de suporte de fricção ultra-baixa com uma resistência à compressão excecional que ultrapassa os limites da tecnologia de compósitos. Trata-se de um compósito termoendurecido de alta especificação, com um forte suporte de fibra de vidro e um revestimento Orkot de baixo atrito, que satisfaz os requisitos das aplicações de alta carga mais exigentes em todos os sectores do mercado, incluindo energia, veículos fora de estrada e industrial. Apesar da sua resistência e peso reduzido, suporta cargas e tensões elevadas durante uma longa vida útil.

Mark Hampton, diretor de Produtos e Inovações, afirma: “As propriedades otimizadas do Orkot C620 proporcionam aos clientes uma mudança radical nos rolamentos compostos, oferecendo uma combinação única de atrito ultrabaixo e uma resistência à compressão de 470 MPa, cinco vezes a resistência dos materiais Orkot padrão. É mais forte e tem melhores características de atrito do que os materiais compósitos concorrentes, e pode mesmo desafiar muitos rolamentos de metal em termos de resistência, oferecendo a indústrias como a aeroespacial as soluções mais leves e de menor atrito que cada vez mais exigem.”

Também presentes no stand estavam as juntas rotativas de alta velocidade HiSpin, concebidas para melhorar o desempenho dos eixos de veículos elétricos da próxima geração, que representarão 30% de todo o tráfego até 2030. O eixo elétrico, que combina o motor elétrico e a caixa de velocidades numa única unidade, é um elemento crítico de um automóvel elétrico, mas coloca sérios desafios de vedação, incluindo velocidades de rotação até 16 000 RPM e utilização limitada de lubrificação.

As soluções HiSpin foram especificamente concebidas para se destacarem na vedação de eixos elétricos, apoiando o objetivo da indústria automóvel de produzir um automóvel elétrico capaz de igualar a autonomia de um veículo a gasolina com um único carregamento. A junta HiSpin PDR RT tem excelentes características de vedação a velocidades de até 60 metros por segundo. A combinação de um material único, um processo de fabrico inovador e um desenho especializado do lábio de vedação reduz a fricção até 75% em comparação com as vedações tradicionais de PTFE, o que resulta numa redução significativa do consumo de energia.

O Seal-Glide, um tratamento de superfície à nanoescala que melhora o desempenho de fricção dos revestimentos convencionais, também foi apresentado na exposição. Aplicado através de um processo inovador, produz um acabamento até 50 vezes mais fino do que muitos revestimentos convencionais. Esta técnica também permite o tratamento de componentes com geometrias e características complexas, como cortes inferiores, que de outra forma seriam impossíveis com revestimentos à base de verniz.

Mesmo depois de ser estirado, o Seal-Glide recupera um acabamento liso sem fissuras, mantendo as suas propriedades de deslizamento melhoradas. O Seal-Glide pode aumentar a vida útil de todo o sistema de vedação, impulsionar a montagem e a operação do seu produto e melhorar o desempenho, reduzindo significativamente o atrito e a adesão.

Para obter mais informações sobre as últimas inovações da Trelleborg, visite: https://www.trelleborg.com/en/seals/products-and-solutions/latest-innovations

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