Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Full Cycle produz EPIs e peças de acessibilidade a partir de plástico recolhido nos oceanos

06/07/2020

A empresa portuguesa Full Cycle, especializada na criação de sistemas de economia circular, está a produzir viseiras, salva orelhas e peças de acessibilidade, pelo processo de moldagem por injeção, a partir de plástico marítimo reciclado.

Imagen

Nas palavras de Francisco Tenente, co-founder da Full Cycle, “com este processo a Full Cycle consegue valorizar os resíduos plásticos que poluem os oceanos, dando-lhes uma segunda vida, ao mesmo tempo que cria uma economia que fomenta a reciclagem e viabiliza estes sistemas de recolha. Para além da redução da quantidade de plásticos nos oceanos este projeto promove também a reciclagem de redes e outros equipamentos de pesca que são responsáveis pelo ‘ghost fishing’ e como tal contribuí para manter a biodiversidade marítima, diminuindo a morte de fauna marítima presa nas redes”.

Imagen

Com a utilização desta matéria prima contribui-se diretamente com a recolha e valorização de 25g por viseira, 8g por salva-orelhas e 40g por peça de acessibilidade de plástico marítimo. A utilização deste material, contribuí ainda com uma distribuição de ganhos ao longo da cadeia de valor promovendo mais recolha de plástico marítimo, o que promove a sua sustentabilidade económica e a sua escalabilidade. Indiretamente há uma influência positiva na promoção dos produtos reciclados e consequentemente da indústria da reciclagem, aumentando o valor dos resíduos. A Full Cycle estabelece sistemas de recolha destes produtos em fim de vida de modo a reintroduzi-los novamente em processes de reciclagem e garantindo assim a circularidade do sistema.

Neste momento o salva-orelhas e a peça de acessibilidade são feitas apenas com material reciclado, sendo que no caso da viseira apenas o suporte e as peças de reforço são de material reciclado. A Full Cycle encontra-se ativamente a procurar alternativas para produzir uma versão 2.0 em que todas as peças serão de plástico reciclado (em maior ou menor percentagem).

Francisco Tenente, co-founder da Full Cycle
Francisco Tenente, co-founder da Full Cycle.

Parceiros internacionais

A FullCycle é parceira de uma organização com sede na Europa, mas com delegações na América do Norte, Turquia e Ásia. Esta organização opera desde a recolha de resíduos plásticos nos oceanos, ou em risco de ir parar aos oceanos (rios, equipamento de pesca obsoleto, entre outros), no processamento dos resíduos em pellets de material reciclado (matéria prima já transformada) e criação de rede de parceiros para transformação de pellets em produtos valorizados e respetivos canais de distribuição

Ciclo do produto

Plástico é retirado dos oceanos por todo o mundo através de recolhas organizadas pela rede de parceiros, passando por traineiras com equipamentos de recolha de plástico, até sistemas de recolha de redes de pesca nos portos. Mais tarde, esta matéria é transformada e processada em pellets através de uma cadeia de valor, que consegue fazer todo o fluxo, ‘from waste to value’. A FullCycle estabelece sistemas de recolha destes produtos em fim de vida de modo a reintroduzi-los novamente em processes de reciclagem e garantindo assim a circularidade do sistema.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial