Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Digitalização contribui para o desempenho positivo do setor da indústria e logística

16/09/2021
O setor da indústria e logística foi um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19, levando as empresas a ter que recorrer a processos de lay-off e a ter que parar sucessivamente a sua atividade económica. Tal como em outras áreas, a indústria alimentar foi prejudicada com cortes na produção e quedas de faturação.
Imagen

No entanto, nem todos os setores foram afetados da mesma forma e, de acordo com informação do Guia do Mercado Laboral (GML), a digitalização e o forte crescimento do e-commerce contribuíram significativamente para o balanço positivo do setor.

Tiago Sousa, Senior Consultant na Hays Portugal, refere que, “em 2020, devido à pandemia, grande parte das indústrias pararam e o setor foi afetado de forma geral. Mesmo a indústria alimentar foi prejudicada com cortes na produção e quedas de faturação. O mesmo aconteceu na indústria farmacêutica, embora menos, tendo em conta que se destaca por manter as perspetivas de crescimento, com grande parte das fábricas a prosseguirem os projetos de expansão previsto”.

A digitalização, o crescimento exponencial do e-commerce e a aposta na melhoria dos processos e dos fluxos foram fatores cruciais para o impacto ter sido mais atenuado nas áreas alimentar e farmacêutica. Por outro lado, os mercados mais penalizados pela pandemia foram o das indústrias automóvel e aeronáutica, segundo dados do GML 2021.

“Neste contexto de digitalização, que se verifica sobretudo na área da logística, notamos um aumento da procura por perfis com valências tecnológicas. Neste setor, verificamos uma maior procura por profissionais especializados na coordenação de transportes, devido à sobrecarga dos canais de transporte expresso”, acrescenta Tiago Sousa.

Perfis mais e menos procurados

Segundo o GML, a função de Procurement Manager está também na lista dos cargos mais procurados. Neste caso, o objetivo é dar resposta à gestão de compras e sourcing, como um fator estratégico das empresas numa ótica de otimização de custos.
Além disso, para a eficiência de todo o fluxo da cadeia de fornecimento, desde a aquisição até à expedição, destacou-se ainda a função de Supply Chain Manager. À semelhança de anos anteriores, a indústria continuou apostar em perfis da área de Produção e Manutenção para atender a necessidades de renovação de quadros ou reforço das estruturas. Referimo-nos a perfis como Responsável de Produção ou Responsável de Manutenção e Técnico de Manutenção, sendo este último particularmente difícil de identificar no mercado português.

Tiago Sousa destaca que “o arranque de novas unidades industriais, levaram uma dinâmica interessante na procura por Diretores Industriais. Ao mesmo tempo, o reforço das equipas ligadas à qualidade, ambiente e segurança no setor automóvel e especificamente nas regiões Norte e Centro, levaram a uma procura considerável por responsáveis de Direção de Qualidade. Sem esquecer o processo de digitalização, a Indústria 4.0 e o reforço das estruturas de manutenção colocou também em destaque o perfil de Engenheiro de Automação. Este e ainda os cargos de Manutenção e Responsável de R&D com componente técnica específica foram os mais difíceis de identificar”.

Metodologia

Este Guia do Mercado Laboral 2021 traduz-se num guia de tendências de emprego e salários, numa perspetiva de compreender o mercado de trabalho em Portugal.

A primeira parte desta edição conta com uma análise das motivações preferenciais de profissionais e empresas através de um inquérito anónimo com base nas respostas de 2.752 profissionais qualificados e 612 empregadores, pelo que a análise regional incidiu sobre as regiões do Norte, Centro e Sul de Portugal, efetuado pela Hays.

Sendo que a segunda parte conta com uma análise das dinâmicas de recrutamento em áreas e setores de mercado específicos. Os dados e opiniões apresentados baseiam-se nos resultados dos inquéritos realizados e nos conhecimentos de mercado dos consultores da Hays, realizados de outubro de 2020.

REVISTAS

Siga-nosEasy fairs Iberia - Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    27/03/2024

  • Newsletter InterPlast

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial