Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Empresa de Famalicão produz componentes em plástico injetado

Injex certificada para a indústria automóvel mundial

23/09/2021

A Injex, empresa especializada na produção de componentes técnicos em plástico, obteve uma certificação internacional que lhe permite entrar nas listas de fornecedores regulares dos fabricantes de automóveis.

A equipa da Injex
A equipa da Injex.

Com sede em Vila Nova de Famalicão, a Injex, que desenvolve e produz peças em plástico injetado, foi certificada de acordo com o referencial IATF 16949, que é obrigatório no mercado exigente e competitivo em que se enquadram os fabricantes da indústria automóvel e os seus fornecedores.

“É um momento de grande alegria, que consolida a Injex como fabricante de peças para a indústria automóvel mundial, de acordo com as exigências mais avançadas do setor”, afirma José Duarte Pinheiro de Lacerda, fundador e CEO da empresa.

“Hoje podemos dizer aos nossos ‘stakeholders’ que o sistema de gestão da qualidade da Injex se encontra num plano altamente especializado, de acordo com os mais elevados padrões da indústria automóvel mundial”, acrescenta Pinheiro de Lacerda, informando que se trata de uma condição que coloca a fábrica de Vila Nova de Famalicão “num grupo muito restrito de empresas no contexto da totalidade dos fabricantes e fornecedores da indústria automóvel em Portugal”.

José Duarte Pinheiro de Lacerda, fundador e CEO da Injex
José Duarte Pinheiro de Lacerda, fundador e CEO da Injex.

A IATF (The International Task Force), entidade que auxilia a indústria automóvel a desenvolver produtos de qualidade, lançou a sua primeira edição da IATF 16949 em outubro de 2016. Estabelecendo o padrão para um sistema de gestão da qualidade avançado no setor automóvel, a IATF 16949:2016 substitui a norma ISO/TS 16949.

A certificação IATF 16949:2016 – que está alinhada com a norma ISO 9001, respeitando a sua estrutura e requisitos –, harmoniza a avaliação e a certificação em toda a cadeia de fornecimento automóvel global, garantindo que os detentores da certificação adotam sistemas de gestão da qualidade orientados para a melhoria contínua, para a redução de variações na produção e do desperdício, bem como para o foco na prevenção de defeitos, numa perspetiva global e ao longo de toda a cadeia de valor.

Uma empresa da indústria automóvel que procure a certificação IATF 16949 também deve cumprir com a ISO 9001, que a Injex começou a cumprir em 2008 – cinco anos após a fundação da empresa.

Desde então, desenvolveu-se a relação comercial da Injex com a indústria automóvel, que agora se consolida com a certificação IATF 16949.

Imagen

Para chegar até aqui, a Injex percorreu um longo caminho, tendo ultrapassado os diferentes níveis de geração de valor, designadamente a produção de componentes, a construção de moldes, o desenvolvimento de processos, o estudo e design de produtos, a impressão 3D, o produto certificado (serviço de certificação finlandês) e o crescimento contínuo das exportações.

A trabalhar há muitos anos para o setor automóvel, a Injex produz anualmente milhões de peças para diversas marcas, nomeadamente a Peugeot, Alfa Romeo, Jaguar, Volkswagen, Audi e Mercedes Benz.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial