Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Novos materiais e processos sustentáveis para reduzir as emissões dos veículos através da redução do peso

12/01/2022

O setor automóvel aceitou o desafio da sustentabilidade ambiental reduzindo as suas emissões de CO2, a fim de satisfazer tanto os requisitos legais como as exigências de uma sociedade que exige cada vez mais uma consciência ambiental por parte das empresas.

Imagen

A redução do peso dos veículos elétricos é uma das chaves para tornar a diminuição das emissões uma realidade, já que um veículo mais leve requer menos energia para ser propulsionado. Desta forma, é possível aumentar a autonomia em comparação com carros mais pesados com as mesmas baterias. Por isso, a indústria está a investir na substituição de peças metálicas por novos materiais compostos que podem reduzir o peso destas peças entre 50% e 70%.

Neste sentido, o projeto Lightcar, coordenado pela empresa espanhola Industrias Alegre e com a participação do ITERA Soluciones de Ingeniería, Sinfiny Smart Technologies e Aimplas, Instituto Tecnológico del Plástico, com o apoio financeiro da Agencia Valenciana de la Innovación (AVI), está a desenvolver novos compósitos termoplásticos de fibra longa. Estes materiais oferecem as vantagens de leveza, resistência ao impacto e rigidez, ao mesmo tempo que são recicláveis e processáveis por métodos de fabrico convencionais eficientes e com baixa produção de resíduos.

Do lado do processamento, o projeto permitirá também a conceção de uma célula de produção flexível e de alta velocidade para o fabrico de peças, tornando possível a integração de componentes eletrónicos nas peças.

O Projecto Lightcar foi financiado no âmbito do Programa de Projetos Estratégicos em Cooperação, com o cofinanciamento de fundos Feder da UE, no âmbito do Programa Operacional Feder da Comunidade Valenciana 2014-2020, convocado pela Resolução de 14 de Janeiro de 2021, do vice-presidente executivo da Agência Valenciana de Inovação (AVI), e destinado a reforçar e desenvolver o Sistema Valenciano de Inovação para melhorar o modelo de produção para os anos 2021 a 2023.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial