Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Com a eletrificação, a icónica grelha de radiador da BMW dá lugar a uma nova peça, com novas funções

SPE premeia nova aplicação Engel para o exterior dos veículos BMW

Redação Induglobal19/01/2022

O Grupo BMW instalou uma nova unidade de produção Engel na sua fábrica em Landshut, Alemanha, para produzir, em sala limpa, a nova placa frontal do BMW iX elétrico. Tanto o Grupo BMW como a Engel, representada pela Equipack, estão a desbravar terreno completamente novo, o que levou a Sociedade Internacional de Tecnologia de Plásticos (SPE Europa Central) a distinguir esta aplicação com o SPE Grand Award 2021.

As placas em forma de rim para o novo BMW iX são produzidas em sala limpa. numa célula de produção altamente integrada da Engel. (Foto: Grupo BMW)...
As placas em forma de rim para o novo BMW iX são produzidas em sala limpa. numa célula de produção altamente integrada da Engel. (Foto: Grupo BMW).

Com a eletrificação dos motores, e a consequente eliminação do radiador, a característica grelha de radiador da BMW, em forma de ‘rim’, deixa de ter utilidade e dá lugar a uma peça com novas funções. A nova placa protege a câmara e vários dos sensores para a condução assistida e, no futuro, autónoma. Esta alteração implicou não só redesenhar a peça, como também encontrar um novo processo de fabrico.

Num processo integrado, uma lâmina termofuncional é moldada a partir de policarbonato e revestida com poliuretano. Esta é uma combinação de processos que a Engel oferece sob o nome clearmelt. “Sabíamos desde o início que esta combinação de processos permitiria aos designers de automóveis pensar de uma forma completamente nova”, diz Michael Fischer, diretor comercial do segmento ‘Technologies’ da Engel Áustria. “A tecnologia já foi utilizada para peças do interior de veículos. A aplicação em peças de exterior é o passo seguinte. É a primeira vez que se combina a moldagem por injeção da parte posterior da lâmina com poliuretano na produção em série de componentes funcionais para exterior, onde são expostos a uma tensão particularmente elevada”.

Os componentes eletrónicos sensíveis estão bem protegidos sob a superfície de poliuretano resistente a riscos. O elevado nível de brilho e o efeito de profundidade, que é alcançado mesmo com uma fina camada de poliuretano, transmitem uma impressão visual muito elegante.

Transformação de três materiais numa única etapa

A Engel foi o fornecedor escolhido para este exigente projeto, sendo responsável por toda a célula de produção que, em termos de integração e automatização de processos, responde a requisitos particularmente elevados.

A célula de produção integra uma máquina de moldagem por injeção Engel duo combi M com mesa rotativa horizontal, dois grandes robôs articulados para o manuseamento das lâminas e das peças moldadas, um sistema de limpeza das lâminas, uma estação de controlo de qualidade em linha e unidades periféricas que incluem tecnologia de poliuretano. A unidade de fixação da máquina de injeção e as áreas de trabalho do robô são encapsuladas ao longo de um comprimento de seis metros e uma altura de mais de quatro metros para alcançar uma sala limpa ISO classe 7. Particularidade: acima da máquina de injeção, a sala limpa tem um telhado deslizante que pode ser aberto para trocas de moldes e outros trabalhos na área do molde. Todas as etapas de trabalho na sala limpa são automatizadas. Os robôs também desembalam as lâminas funcionais e embalam as peças.

Uma sala cinzenta ISO classe 8 está localizada ao lado da sala limpa e da célula de produção. É aqui que os operários da produção trabalham, transferindo as caixas hermeticamente seladas com as lâminas funcionais para o sistema de produção da sala limpa e as peças moldadas embaladas para a intralogística, para processamento posterior.

A realidade virtual garante um investimento à prova de futuro

Outra novidade: a Engel visualizou virtualmente toda a unidade de produção ainda na fase de concurso. “Na simulação 3D conseguimos guiar o nosso cliente através de todas as áreas da célula de produção, ver como os robôs interagem e avaliar aspetos ergonómicos antes mesmo da construção da célula ter começado”, como relata Walter Aumayr, vice-presidente de Automação e Unidades Periféricas da Engel Áustria. “Este é o futuro. A realidade virtual permite-nos oferecer aos nossos clientes uma segurança de investimento ainda maior”.

Como fornecedor de soluções completas, a Engel atua como integrador de todos os elementos do projeto. Neste caso, as empresas parceiras são a Hennecke (St. Augustin, Alemanha) para o processamento de poliuretano e a Petek Reinraumtechnik (Radolfzell, Alemanha) para a tecnologia de salas limpas.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial