Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

O futuro das embalagens passa pela colaboração e investimento em inovação e ecodesign

21/01/2022
O evento ‘Eco Embalagens | UnboxingTheFuture’, promovido pela Sociedade Ponto Verde (SPV), debateu o futuro das embalagens, numa partilha da experiência e conhecimento dos diversos agentes da cadeia de valor do setor da reciclagem para encontrar sinergias e estratégias que otimizem a reciclabilidade dos resíduos existentes no mercado.
Imagen

Com as ambiciosas metas da reciclagem e urgência do planeta por mais sustentabilidade em mente, empresas embaladoras, de gestão de resíduos recicladores e reguladores, partilharam a sua visão sobre as embalagens do amanhã, numa sessão que contou ainda com a participação de António Costa e Silva, professor do Instituto Superior Técnico, e de Inês dos Santos Costa, secretária de Estado do Ambiente.

O sentido de urgência do planeta foi dado por António Costa e Silva ao lançar uma questão para reflexão: 'Do que nos serve uma economia se não conseguirmos respirar?'. Segundo o professor, “para acelerarmos a transição para a economia circular, temos de mudar o nosso paradigma mental, através da sensibilização da sociedade para a importância da reciclagem, da ciência dos materiais, da inovação e digitalização dos processos e, essencialmente, da promoção do consumo responsável e inteligente”.
Os oradores convidados para as SpeedTalks sobre o 'Ciclo da Embalagem 360º', foram unânimes ao concordar com a crescente necessidade de dar incentivos às microempresas e PME’s para fazer face aos desafios acrescidos criados pelas novas diretrizes e regulamentação, nacional e europeia, de modo a sustentar projetos inovadores e disruptivos centrados na economia circular.
Na mesa redonda 'As Embalagens do Futuro', os oradores sublinharam a necessidade de investir no processo de rastreabilidade “embalagem a embalagem” para a obtenção de informação detalhada sobre o seu ciclo de vida. Também a importância de reforçar a educação ambiental e a comunicação existente nesta matéria foi salientada, a par de igual importância da entrega de um melhor nível de serviço ao consumidor na gestão dos resíduos. Foi destacada a relevância de investir em ecodesign, em bioeconomia e noutras metodologias inovadoras que permitam contribuir para a simplificação das embalagens, tornando-as mais fáceis de reciclar.
Já a secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, referiu que “o futuro das embalagens passa pelo desenvolvimento de soluções partilhadas entre os diferentes intervenientes da cadeia de valor, bem como pela implementação de políticas públicas colaborativas, que penalizem as empresas que não cumpram as metas propostas para a redução de embalagens”.
“O futuro das embalagens passa pelo desenvolvimento de soluções partilhadas entre os diferentes intervenientes da cadeia de valor&quote;, disse Inês Costa...
“O futuro das embalagens passa pelo desenvolvimento de soluções partilhadas entre os diferentes intervenientes da cadeia de valor", disse Inês Costa.

“Inovar com sentido e direção, apostando na sensibilização, mas também numa estratégia de circularidade sistémica capaz de influenciar o design das embalagens e evoluir em matéria de cluster, potenciando uma maior aproximação com os consumidores e trazendo para território nacional inovações otimizadas através dos mercados externos” faz parte da estratégia apontada pela secretária de Estado do Ambiente para o futuro deste setor.

A finalizar o evento, Ana Trigo Morais, CEO da SPV, reforçou a ideia de que “o País apenas conseguirá evoluir rumo à economia circular se houver este esforço colaborativo entre as diferentes entidades que compõem a cadeia de valor do setor das embalagens, que permita uma inovação partilhada, mais rápida e com ganhos imediatos”.

“Apenas existindo este envolvimento e motivação por parte das empresas para fazer mais e melhor, conseguiremos encontrar estratégias e soluções inovadoras para responder aos desafios existentes em matéria de ecodesign e reciclabilidade de embalagens”, conclui a CEO da SPV.

Veja aqui:

O 'Eco Embalagens | UnboxingTheFuture' decorreu na manhã de 19 de janeiro, no Centro Cultural de Belém e está disponível para visualização aqui.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial