BP11 - InterPLAST

24 INJEÇÃO AUTOMÓVEL CONTINUA A SER O MAIOR CLIENTE Um outro estudo, publicado em abril pela empresa americana Markets and Markets [1], refere que a procura de máquinas de injeção continua a ser maior no setor automóvel e espera-se que cresça ainda mais nos próximos anos (o estudo contempla o período 2020-2025). Também o relatório da AMR identifica o segmento automóvel como tendo contribuído para cerca de um quarto das receitas totais do mercado em 2019, e projeta que que a tendência se mantenha entre 2020 e 2027 (será, no entanto, o segmento de embalagem o que mais crescerá neste período, com uma taxa prevista de 6,9%). Tipicamente usadas para produzir faróis, peças de interior, filtros e outros componentes técnicos, cresce agora a procura de máquinas para produzir novas peças para baterias de veícu- los elétricos ou para substituir peças anteriormente fabricadas em ferro ou aço. Desta forma, os fabricantes pro- [1] Injection Molding Machine Market by Machine Type (Hydraulic, All-Electric and Hybrid), Clamping Force (0-200, 201-500 and Above 500), Product Type (Plastic, Rubber, Metals), End-Use Industry (Automotive, Packaging) and Region - Global Forecast to 2025. curam baixar o peso total do veículo e cumprir com as apertadas regula- mentações ecológicas do setor. Mais uma vez, em termos geográfi- cos, o crescimento deste mercado nos próximos anos será desigual, com a região Ásia-Pacífico a dominar, des- tacando-se países como a China, a Indonésia ou a Índia. Omercado euro- peu surge em segundo lugar. EQUIPAMENTOS: TENDÊNCIAS, AMEAÇAS E OPORTUNIDADES A crescente preocupação mundial com a poupança de energia tem-se refletido também no mercado das máquinas de injeção, com as princi- pais marcas a apostar em máquinas 100% elétricas, que garantem con- sumos muito abaixo das hidráulicas. Além da poupança energética, este tipo de equipamentos garante ele- vada precisão, maior repetibilidade, ciclos rápidos e baixa manutenção. Além disso, a inexistência de fluídos elimina a possibilidade de contamina- ção do material, o que, por si só, evita tempos de paragem. Assim se explica que este seja o segmento que mais cresce de ano para ano (de acordo com a AMR, é expectável uma taxa anual de crescimento composta de 6,3% entre 2020 e 2027), apesar de a maior parte das vendas continuar a ser de máquinas hidráulicas (mais de dois quintos das vendas totais regista- das em 2019). Esta dominância deverá manter-se nos próximos anos, expli- cada, em parte, pelo elevado custo das máquinas 100% elétricas. De facto, a tecnologia integrada nas máquinas elétricas (incluindo o ser- vomotor que conduz a maior parte das funções da máquina) encarece bastante estes equipamentos. Além disso, emcaso de avaria domotor, pode ser necessário trocar todo o sistema da máquina, o que terá, certamente, custos elevados. Outra tendência nestemercado parece ser a procura global por máquinas de maior tonelagem, utilizadas para pro- duzir peças para os setores automóvel e dos equipamentos industriais. Este facto justifica-se pela maior disponi- bilidade tecnológica, a nível global, e pelo investimento em infraestruturas de suporte efetuado pelos transfor- madores de plásticos. n O número de peças em plástico debaixo do capô dos veículos está a aumentar.

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