BP12 - InterPLAST

SUSTENTABILIDADE 49 A gestão eficiente de informação, materiais e capital, bem como a cooperação entre empresas ao longo da cadeia de abastecimento, são cruciais para a sustentabilidade ambiental do setor GESTÃO SUSTENTÁVEL NA INDÚSTRIA DE PLÁSTICOS: UM ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO EM PORTUGAL António Moreira, docente na Universidade de Aveiro; Cláudia Ribau, doutorada em Marketing e Estratégia pela Universidade de Aveiro, docente no ISCA-UA; Carolina Rodrigues, mestre pela Universidade de Aveiro A sustentabilidade na utilização de recursos, sobretudo em ambiente industrial, é crucial para a saúde do planeta. O presente estudo de investigação visou medir o impacto de uma Gestão Sustentável da Cadeia de Abastecimento (GSCA) e de uma Gestão Ambientalmente Responsável das Compras (GARC) no desempenho da indústria dos plásticos em Portugal, onde se identificam os maiores desafios atuais, com foco na utilização racional dos recursos e no seu reaproveitamento, quer por parte da indústria, quer por parte do utilizador final do material plástico, num consumo consciente e no encaminhamento correto para uma reutilização (infindável) dos plásticos. Os resultados do estudo demonstram que as práticas da GSCA têm um impacto positivo no desempenho ambiental e económico das empresas, ao contrário das práticas de GARC. Assim, os empresários do setor deverão investir mais em políticas estratégicas capazes de torna-lo mais sustentável. A utilização sustentável dos recursos, percebida numa perspetiva proativa e de longo prazo, tem impacto direto não só nos indicadores de desempenho, mas também no futuro do planeta. A sustentabilidade é um tema recorrente nas políticas públicas globais, patente também na Agenda 2030 definida pelas Nações Unidas, que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável (social, ambiental e económico) constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesta ótica, a GSCA é crucial, uma vez que se trata da gestão de informação, materiais e capital, bem como da cooperação entre empresas ao longo da cadeia de abastecimento, integrando de forma dinâmica objetivos rela-

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