BP13 - Interplast

16 ESTUDO DE MERCADO INTERPLAST REALIZA 1º ESTUDO DE MERCADO DE MÁQUINAS DE INJEÇÃO EM PORTUGAL Saber exatamente quanto vale o seu mercado é essencial para a definição da estratégia comercial de qualquer empresa. Ciente deste facto, a InterPlast levou a cabo um estudo de mercado de máquinas de injeção, com o principal objetivo de proporcionar aos participantes dados fiáveis sobre o número total de máquinas de moldagem por injeção vendidas no mercado português durante 2021, bem como outros dados de segmentação. O evento decorreu no dia 29 de março, em Leiria, e contou com a participação da maioria das empresas do setor. Luísa Santos No último ano, a indústria de injeção de plásticos viveu num autêntico carrossel. Desde as implicações da pandemia, às sucessivas crises na indústria automóvel, às imposições ambientais, passando pela subida dos preços das matérias-primas, da energia e dos combustíveis – agravada pela guerra na Ucrânia -, aconteceu de tudo. Isto, naturalmente, refletiu-se na venda de máquinas de injeção. Mas afinal, quantas máquinas se venderam em Portugal em 2021? De que tipo? E, em que setores e regiões geográficas? Todos os anos, as empresas fornecedoras destes equipamentos esforçam-se por estimar um valor para este mercado, sem, no entanto, terem dados concretos em que se basear. Desta forma, qualquer estratégia comercial que se defina tem sempre por base uma análise fundada na perceção dos vendedores. Foi para colmatar esta lacuna que a InterPlast decidiu realizar, pela primeira vez em Portugal, um estudo de mercado demáquinas de injeção. O evento decorreu no NERLEI, em Leiria, no passado dia 29 de março, e contou com a presença das seguintes empresas fornecedoras deste tipo de equipamentos em território nacional: • Arburg • Augusto Guimarães & Irmão (representante da Fanuc) • Equipack (representante da Engel) • Folhadela Rebelo (representante da KraussMaffei) • Inautom (representante da Tederic e da JSW) • Mapril (representante da Dr. Boy e da Billion) • Sumitomo (SHI) Demag • Tecnofrias (representante da Wittmann Battenfeld). O estudo foi realizado com base num pressuposto fundamental: a confidencialidade dos dados fornecidos. Para assegurar que assim fosse, os participantes foram convidados a fornecer detalhes das suas vendas de 2021 de forma totalmente anónima. Os dados recolhidos foram então tratados informaticamente e apresentados aos presentes. Os resultados obtidos são animadores e, apesar de todos os fatores adversos, revelam um mercado de boa dimensão, tanto em número total de equipamentos novos vendidos, como em volume de faturação. METODOLOGIA O 1º Estudo de Mercado de Máquinas de Injeção em Portugal reuniu oito empresas fabricantes ou distribui-

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