24 EVENTOS tarifárias e de qualidade dos diferentes mercados.” O diferente custo alvo e produto para mercados maduros ou emergentes, fábricas locais/globais, é, assim, uma das apostas da entidade. A empresa aposta fortemente na engenharia simultânea, com recurso a ferramentas digitais que permitem criar em ambiente virtual em poucos dias. Isto encurta o time-to-market e reduz custos de retrabalho. Já os testes dos equipamentos são realizados em ambientes extremos, em centros de ensaio no norte da Suécia sob stress elevado. Além disso, todo o processo é altamente automatizado, com controlo de qualidade integrado e sem inspeções manuais: cada componente passa por cerca de 100 ciclos de teste. No plano do produto, a filosofia ‘Design for a Spare’ garante que as peças sejam substituíveis pelo próprio utilizador, prolongando o ciclo de vida do equipamento. A intervenção de Carlos Horta Osório, CEO da Picasso, fabricante de produtos para pesca submarina, centrou-se na competitividade à escala global; competir com grandes volumes fabricados e oriundos da China, obriga a focar em inovação rápida e controlo rigoroso de qualidade. Assim, a empresa, que opera num segmento altamente competitivo, aposta em inovação rápida e modularidade, com linhas de matéria-prima padronizadas. “Utilizamos sempre os mesmos tipos de liga e tubo, o que nos permite ajustar os produtos sem ter de os redesenhar por completo.” Esta abordagem, designada ‘Design for Reconfiguration’, acelera a resposta ao mercado. A recolha de feedback em tempo real através de redes sociais e de equipas de atletas de elite permite ainda transformar ideias em protótipos comerciais em três a seis meses. Por fim, Paulo Simões, do Estado-Maior da Armada, apresentou a perspetiva das Forças Armadas, sublinhando as exigências de robustez, interoperabilidade e adaptabilidade em ambientes operacionais extremos. Uma das iniciativas mais inovadoras é a criação de uma start-up interna dedicada à manufatura aditiva, que permite fabricar peças por impressão 3D sob controlo rigoroso e testá-las em diferentes cenários operacionais. Para garantir autonomia tecnológica, a Marinha investe ainda na formação interna, com o objetivo de capacitar as suas equipas e aproximar PME nacionais ao setor da defesa. O painel deixou clara a necessidade de repensar os modelos de indusA partilha de experiências, a inspiração cruzada entre setores e o espírito de 'também conseguimos fazer' estão a dar origem a produtos inovadores com selo português A garrafa 'Ecover', da Logoplaste, foi apresentada como um exemplo de 'Design to Product' disruptivo.
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