BP14 - InterPLAST

42 AUTOMÓVEL Plásticos na indústria automóvel: elétricos exigem novos aditivos Numa altura em que a indústria automóvel procura ampliar a duração e o desempenho do carregamento de baterias com segurança, além de aumentar a reutilização de materiais e a reciclagem, cresce também a procura por soluções que permitam fabricar peças plásticas com propriedades dielétricas e ignífugas. A Clariant vai apresentar na K 2022 os seus novos aditivos desenvolvidos para garantir a segurança das baterias, nomeadamente retardantes de chama não halogenados, em soluções à base de poliamida e outros materiais termoplásticos, incluindo opções que contam com matérias- -primas de fontes renováveis com certificação ISCC Plus. A preocupação da indústria automóvel com o ambiente vai para além da eletrificação dos veículos. Cada vez mais, os fabricantes querem ter a garantia que as peças incluídas nos novos modelos cumprem comos critérios de sustentabilidade. Uma das formas de o conseguir é utilizandomatérias-primas de fontes renováveis, reduzindo assim o uso de carbono fóssil e as emissões de CO2. A Clariant possiu uma gama de aditivos certificados, denominada 'Terra', que oferece aos transformadores de plásticos alternativas para substituição dos produtos tradicionais sem necessidade de adaptações. CARREGAMENTO MAIS RÁPIDO EXIGE NOVAS SOLUÇÕES A tendência de acelerar o carregamento de baterias com o uso de voltagens mais altas está a gerar a necessidade de materiais para baterias e para infraestruturas de carregamento que ofereçam maior resistência ao trilhamento elétrico e retardância à chama. Fabricantes de conectores de alta voltagem, isolantes elétricos e compartimentos de baterias agora podem usar a versão Terra do Exolit OP 1400, um retardante à chama não halogenado de amplo uso patenteado pela Clariant, a fim de ajudar a indústria a atingir o objetivo de realizar um carregamento mais rápido commateriais que emitam menos gases de efeito estufa.

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