BP15

40 MARKETING As competências de inovação emmarketing na indústria dos plásticos em Portugal As competências de inovação são fontes impulsionadoras do desempenho das empresas. Entre as diversas competências de inovação existentes, o marketing é das menos valorizada no setor industrial dos plásticos, em detrimento das competências de produção, técnicas e de I&D, identificadas pelos gestores da indústria dos plásticos como cruciais nos indicadores de desempenho. Tendo em conta esta realidade, pressupõe-se que este setor industrial não tem apostado numa clara orientação para o mercado, podendo pôr em causa, a longo prazo, a sustentabilidade destas empresas. Cláudia Ribau, docente no ensino superior e profissional de marketing na indústria; António Moreira, docente na Universidade de Aveiro As competências de inovação são fontes importantes de vantagens competitivas 1, 2, 3, 4 influenciando positivamente o desempenho das PME 1, 5, 9. Baseadas no conceito das capacidades dinâmicas, as competências de inovação são reconhecidas como uma das principais impulsionadoras do crescimento das empresas, dado que alavancam a adaptação das empresas ao contexto externo 14. Para as empresas gerarem produtos e processos inovadores, é importante que invistam nas suas competências inovadoras, consideradas motores importantes de desenvolvimento das empresas. As empresas são entidades complexas compostas por indivíduos agrupados emunidades funcionais ou de negócio integrados em estruturas organizacionais. A coordenação de atividades e indivíduos, de acordo com a visão e estratégia empresarial, só pode ser alcançada com objetivos claros e partilhados. Sendo a inovação um ativo importante numa empresa, dado que permite que esta mude, seja adaptando-se ao novo meio ambiente, seja gerando soluções inovadoras para antecipar-se a movimentos estratégicos dos concorrentes, os projetos inovadores precisam de coordenação entre vários departamentos: produção, qualidade, I&D, comercial, compras, planeamento, marketing, administrativo e financeiro, entre outros.

RkJQdWJsaXNoZXIy Njg1MjYx