Juntamente com a Ampacet, um fornecedor global de masterbatches, a Henkel desenvolveu uma solução inovadora para embalagens plásticas pretas totalmente recicláveis. O novo material de embalagem utiliza uma alternativa ao preto, sem carbono, que permite a integração das garrafas usadas na cadeia de valor. Esta inovação já está a ser utilizada nos produtos de limpeza da marca Bref.
“Reconhecendo que as garrafas pretas são um dos desafios centrais quando se trata da reciclagem de embalagens usadas, queremos ser parte da solução: o novo material contribuirá para fechar o ciclo de embalagens plásticas de forma sustentável”, diz Vineet Varman, Diretor de Desenvolvimento Internacional de Embalagens para Detergentes Especiais da divisão de Lavandaria e Cuidados Domésticos da Henkel. “Os nossos projetos de desenvolvimento em todas as três unidades de negócios enfatizam o compromisso da Henkel com a embalagem sustentável e o progresso rumo a uma cadeia de valor circular”.
Devido à cor utilizada até agora, as embalagens de plástico preto representam um desafio para a cadeia de valor da reciclagem: as instalações de reciclagem utilizam tecnologia de infravermelhos (NIR) para identificar os materiais plásticos a serem reciclados. Os sensores óticos utilizam a reflexão da luz para detetar o material e classificá-lo em conformidade. No entanto, estes sensores óticos não conseguem identificar e classificar adequadamente as embalagens de plástico preto devido à presença de carbono.
Além do bem-sucedido desenvolvimento da garrafa preta reciclável para os produtos Bref, a Henkel e a Ampacet estão atualmente a experimentar novas embalagens para diferentes produtos em todas as unidades de negócios e categorias. Testes em condições reais confirmaram a resposta do novo material.
O Cyclos-HTP, um instituto especializado na classificação, avaliação e certificação de embalagens e reciclagem de produtos, certificou que as garrafas Henkel com esta cor preta sem carbono são totalmente detetáveis e classificáveis. As equipas de desenvolvimento de embalagens da Henkel estão agora a trabalhar para integrar, com sucesso, o novo material em tipos de embalagens adicionais, garantindo que atenda aos mais altos padrões de qualidade. Como próximo passo, estão a promover a integração do conteúdo reciclado na embalagem.
“É uma honra trabalhar com a Henkel para, com esta inovação, apoiar a economia circular”, diz Philippe Hugelé, Diretor de Negócios Estratégicos da Ampacet, Moulding. “Como parte de nossa iniciativa de sustentabilidade, o nosso masterbatch sem preto de carbono REC-NIR-Black oferece uma segunda vida útil para embalagens plásticas pretas, permitindo a digitalização por tecnologia quase infravermelha para classificação automática em instalações de recuperação. Estamos satisfeitos por podermos contribuir para a reciclagem de embalagens para as marcas emblemáticas da Henkel”. O REC-NIR-Black da Ampacet foi nomeado ‘Produto do Ano em Inovação Tecnológica' nos Prémios Europeus de Reciclagem de Plásticos 2019.
O desenvolvimento de embalagens plásticas pretas recicláveis é outro passo importante para a Henkel, nomeadamente na implementação da sua estratégia e metas de embalagem: até 2025, 100% das embalagens da empresa serão recicláveis, reutilizáveis ou terão tratamento de compostagem [1]. A Henkel também quer aumentar a proporção de plástico reciclado em 35% para os produtos de consumo na Europa até 2025. Para impulsionar a inovação no desenvolvimento de embalagens e encontrar soluções eficazes que possam ser desenvolvidas em larga escala, a Henkel participa em várias parcerias e iniciativas intersetoriais: por exemplo, a empresa é membro da New Plastics Economy (NPEC), membro fundador da Alliance to End Plastic Waste (AEPW) e parceira da empresa social Plastic Bank.
Para mais informações sobre o compromisso da Henkel com a embalagem sustentável: www.henkel.com/plastic
1] Excluindo produtos onde o desperdício pode afetar a reciclagem ou contaminar os fluxos de reciclagem.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa