Dukane
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Todas as máquinas do novo centro tecnológico estão equipadas com os vários sistemas de apoio da série iQ

Novo centro tecnológico da ENGEL torna a fábrica inteligente numa experiência real

12/10/2019

A Engel Austria inaugurou o seu novo ‘Centro Tecnológico Engel - Foco na Inovação’, na sede da empresa, em Schwertberg, Áustria. “Criámos a nossa própria fábrica-piloto para integração vertical na moldagem por injeção, podendo, assim, prestar uma assistência ainda mais abrangente aos nossos clientes na forma como implementam a fábrica inteligente”, explica Stefan Engleder, CEO do Grupo Engel.

Com 1700 m² de superfície para maquinaria, o centro tecnológico Engel consiste numa unidade de processamento de plásticos por si só, uma das mais modernas do mundo. “Nós próprios somos o primeiro utilizador das novas tecnologias inject 4.0 recentemente desenvolvidas”, explica Engleder. A Engel já agrega um número elevado dos seus produtos e soluções para a fábrica inteligente sob as tecnologias inject 4.0. A carteira está em constante crescimento. Vários produtos inject 4.0 também já se encontram na etapa de desenvolvimento para a feira K 2019. “A tecnologia inject 4.0 tem como objetivo maximizar todo o potencial das máquinas, sistemas e tecnologias para reforçar a competitividade, atuar com mais flexibilidade e dominar a crescente complexidade da produção”, destaca Engleder. “Com as novas possibilidades oferecidas pelo nosso centro tecnológico para clientes, somos capazes de demonstrar, de uma forma extremamente clara e real como este grande potencial pode ser maximizado não só de forma completa, mas também eficiente e rentável, em linha com os requisitos individuais dos fabricantes.”

O novo ‘Centro Tecnológico Engel – Foco na Inovação’ está conectado com os outros centros tecnológicos que o Grupo Engel tem em diferentes partes do...
O novo ‘Centro Tecnológico Engel – Foco na Inovação’ está conectado com os outros centros tecnológicos que o Grupo Engel tem em diferentes partes do mundo. Como resultado, as possibilidades das tecnologias inovadoras de injeção 4.0 podem ser apresentadas de uma forma prática e altamente gráfica. Imagens: Engel

Otimização dos processos em vários locais

A integração vertical descreve a integração de todas as máquinas, sistemas e processos de fabrico dentro de uma empresa ou rede de fabrico num sistema de controlo subordinante. O centro tecnológico Engel proporciona demonstrações extremamente práticas de integração para além dos limites de um local único, uma vez que está ligado aos centros tecnológicos das fábricas e sucursais da empresa em todo o mundo. “A partir de Schwertberg, podemos monitorizar e manter remotamente as células de produção em Xangai, México ou Hannover, por exemplo, ” explica Engleder. Os produtos-chave para que tudo isto se concretize são o portal do cliente e-connect e a TIG authentig da Engel. A solução MES desenvolvida pela filial TIG da Engel utiliza uma solução em nuvem para tornar visíveis todos os parques de máquinas existentes na rede de produção. Isto significa que, por exemplo, a utilização das máquinas pode ser otimizada em vários locais.

Primeiro utilizador das mais recentes tecnologias

Para além da visibilidade, os sistemas de assistência inteligentes contribuem significativamente para o aumento da eficiência da produção na fábrica inteligente. Todas as máquinas do novo centro tecnológico da Engel estão equipadas com uma ampla variedade de sistemas de assistência da família de produtos iQ. Para além do iQ weight control, do iQ clamp control e do iQ flow control, que foram implementados com sucesso há já bastante tempo nas empresas de moldagem por injeção, os novos sistemas iQ, que a Engel apresenta na feira K 2019, são implementados no centro tecnológico numa fase precoce. A frase ‘Foco na Inovação’ não faz apenas parte do nome do novo centro tecnológico, mas também dos seus princípios orientadores. “No centro tecnológico mostramos o que é possível atualmente e o que será possível no futuro em colaboração com os nossos clientes”, sublinha Engleder.

Um dos projetos para o futuro foca-se na criação de uma base de dados que reúna os conhecimentos e a experiência de todo o grupo. “No futuro, as bases de dados de conhecimentos ajudar-nos-ão a enfrentar os desafios práticos da moldagem por injeção de uma forma ainda mais rápida e objetiva”, explica Engleder.

Imagen

Conectividade horizontal: o passo seguinte

A transformação digital é outro tópico voltado para o futuro. As soluções de plataformas verticais individuais estão conectadas entre si horizontalmente ao longo da cadeia de valor. Enquanto a ligação em rede vertical está associada à otimização relacionada com funções e essencialmente específica de domínios em termos de etapas individuais da cadeia de valor numa empresa, a ligação em rede horizontal permite, por sua vez, otimizar processos nas funções ao longo de toda a cadeia de valor. Como resultado, foi inaugurada uma fábrica-piloto em Linz no início de junho.

A LIT Factory tem como objetivo utilizar modelos de sistemas digitais para investigar e continuar a desenvolver processos de criação de produtos ao longo da cadeia de valor – desde os materiais, passando pelo desenvolvimento de produtos e produção, até à reciclagem. Para além da Engel, existem mais 24 empresas, provenientes principalmente das áreas económicas austríaca e alemã, envolvidas na fundação e construção da LIT Factory. “Graças à participação de várias disciplinas, como a mecatrónica e tecnologias da informação ou ambientais, e ao apoio de vários parceiros industriais, é possível abranger toda a cadeia de valor da indústria dos plásticos numa única fábrica. As sinergias resultantes, como, por exemplo, a utilização conjunta de resultados de investigação, contribuem significativamente para a continuação do desenvolvimento das competências digitais”, afirma Stefan Engleder.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    15/05/2024

  • Newsletter InterPlast

    08/05/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial