Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
A empresa alemã apresentou automações interessantes em todas as suas máquinas e estreou a nova máquina de injeção híbrida Boy 100 E, que conta com uma unidade de injeção servoelétrica.

A cafetaria futurista da Dr.Boy: um exemplo de digitalização na K 2019

11/11/2019

Com a participação na K 2019, a Dr.Boy, representada em Portugal pela Mapril, consolida os seus 50 anos de fabrico de injetoras de pequena e média tonelagem. "Fazemos um balanço muito positivo dos oito dias da feira. Em comparação com a K 2016, registamos um aumento de visitantes no nosso stand e um grande interesse pelas nossas máquinas”, resumiu Alfred Schiffer, sócio gerente da empresa.

A Dr.Boy esperou pela K 2019 para apresentar ao mercado a nova máquina de injeção híbrida Boy 100 E. Este modelo conta com uma unidade de injeção servoelétrica, que oferece uma significativa poupança de energia, especialmente no caso de processos com tempos de ciclo curtos e altos volumes de dosagem.

Stand da Boy na K 2019
Stand da Boy na K 2019.

Graças à independência entre a unidade de fecho e a unidade de injeção, todos os movimentos da unidade de fecho são possíveis paralelamente ao processo de dosagem. Além disso, o robô Boy LR 5, integrado no eixo central da máquina, facilita a descarga de peças pela parte traseira da máquina, e não pela lateral, o que significa uma menor ocupação de espaço.

De acordo com o fabricante, a Boy 100 E pode agora ser encomendada como uma opção eSP para os vários modelos, desde a Boy 60 E até à Boy 125 E.

Um café 4.0

Durante a feira, a Boy demonstrou uma solução de digitalização muito interessante: com uma área de stand convertida numa cafetaria futurista, os visitantes podiam encomendar uma bebida quente através de um ecrã táctil. Simultaneamente, uma máquina Boy 125 E, juntamente com uma unidade de injeção autónoma Boy 2C S, produzia chávenas de café multicomponente. A transferência das peças iniciais para a cavidade de sobremoldagem era assegurada por um robô Boy LR 5.

De seguida, o mesmo robô transferia as chávenas para um tapete transportador e um cobot Kuka levava-as até uma impressora Leibinger, que imprimia um código QR com os parâmetros correspondentes ao pedido do visitante. Finalmente, o cobot enchia a chávena na máquina de café, de acordo com o pedido efetuado, e entregava a bebida na mão do visitante. A interação das duas injetoras Boy com o robô Boy LR 5 e o cobot da Kuka foi conseguida graças à comunicação em rede de todos os elementos. Esta aplicação complexa demonstrou claramente a crescente digitalização dos processos de injeção.

Uma injetora ‘barista’
Uma injetora ‘barista’.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial