Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Novos aditivos para absorção de oxigénio em embalagens PET

Redação18/12/2019

A Clariant anunciou o lançamento dos novos masterbatches aditivos absorvedores de oxigénio Cesa ProTect, cujo principal mercado-alvo é o das embalagens PET monocamada, embora também possam ser utilizados em outros materiais à base de poliéster.

Os novos aditivos absorvedores de oxigénio da marca Cesa ProTect são ideais para embalagens PET monocamada...
Os novos aditivos absorvedores de oxigénio da marca Cesa ProTect são ideais para embalagens PET monocamada. Foto: Clariant

“O PET já é um bom material barreira”, diz Antonello Decortes, responsável de inovação global da Clariant, "mas as aplicações mais sensíveis podem, mesmo assim, sofrer com a entrada de oxigénio. Isto não é um problema para a água ou para a maioria dos refrigerantes carbonatados, mas os sumos de frutas perdem as suas propriedades vitamínicas e podem mudar de cor, os produtos lácteos podem azedar, as cápsulas de café sofrem perda de sabor e apenas 1 ppm de oxigénio pode mudar o sabor e o cheiro da cerveja. Os aditivos Cesa ProTect podem ajudar a prolongar a vida útil destes produtos e ajudar a reduzir o desperdício de alimentos”.

Os ingredientes ativos nos aditivos Cesa ProTect não retardam a entrada de oxigénio através da parede da embalagem PET. Em vez disso, agem como 'captadores de oxigénio', absorvendo as moléculas de O2 à medida que elas entram, de forma a que não cheguem a alcançar o conteúdo da embalagem.

Os aditivos Cesa ProTect são ativados apenas após o processamento, o que significa que as embalagens têm que ser protegidas até à fase de enchimento. Além disso, têm dado excelentes resultados quando utilizados em produtos refrigerados, o que significa que também são adequados para a distribuição em cadeia de frio.

“O tempo exato em que o Cesa ProTect pode proteger alimentos e bebidas", diz Decortes, "depende de vários fatores, tais como a quantidade de aditivo utilizado, o tamanho e o design da embalagem. Ao testar um frasco de 0,5 litros com 23 g e uma carga de 3,6% de Cesa ProTect, os níveis de oxigénio foram mantidos abaixo de 1 ppm durante 588 dias ou mais de 18 meses. Em contraste, uma garrafa PET não tratada manteve níveis abaixo de 1 ppm por apenas 22 dias, e um absorvedor de oxigénio de uma empresa concorrente durou apenas 63 dias. Mesmo com uma carga de 2%, os masterbatches Cesa ProTect foram considerados eficazes durante 266 dias”.

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    14/07/2025

  • Newsletter InterPlast

    07/07/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial