Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
A tecnologia de sala limpa da Spetec controla as partículas na área de moldagem por injeção

Moldagem rentável e sem partículas

18/03/2020
Nos últimos anos, os requisitos de limpeza nos processos de produção e fabricação de praticamente todos os ramos da indústria aumentaram consideravelmente. Em muitos casos é necessário o uso de tecnologia de sala limpa, como acontece, por exemplo, no fabrico, embalagem ou armazenamento de componentes mecânicos, óticos e eletrónicos sensíveis ao pó. Muitas áreas de processamento de produtos químicos, farmacêuticos, médicos e plásticos requerem, inclusive, um ambiente com baixo teor de partículas.

Nas fábricas de injeção de plásticos, cada vez é mais comum a necessidade de se garantirem ambientes livres de partículas, e até de germes, em determinadas zonas da produção. Quer se tratem de peças moldadas com superfícies particularmente exigentes ou peças microestruturadas sensíveis, os chamados ambientes ‘limpos’, ou seja, praticamente isentos de pó, têm um efeito positivo na qualidade das peças plásticas e, portanto, na rentabilidade da produção.

Imagen

Transformar toda a área de produção numa sala limpa nem sempre é tecnicamente possível ou mesmo sensato. Muitas vezes é suficiente envolver as respetivas máquinas de moldagem por injeção com uma célula compacta de câmara limpa ou equipá-las com um módulo de fluxo laminar para garantir condições de sala limpa de classe ISO 8 a ISO 5.

Para o primeiro caso, a Spetec GmbH oferece conceitos modulares de sala limpa com todas as possibilidades. Em sistemas de moldagem por injeção de grandes dimensões, por exemplo, a máquina é completamente cercada por uma célula de sala limpa, de modo que nenhuma partícula possa entrar na área de produção real. Já para exigências de classe ISO 5, a Spetec disponibiliza uma unidade de filtragem, o chamado módulo de fluxo laminar, que é colocado por cima da máquina de injeção, permitindo criar condições de sala limpa exatamente onde elas são necessárias. A unidade de filtragem Spetec aspira o ar ambiente em duas etapas, e expulsa-o, já livre de partículas, na direção da máquina ou da área de produção. Esta solução é frequentemente recomendada para máquinas de moldagem por injeção menores.

Imagen
Como fornecedor de tecnologia de salas limpas, a Spetec oferece ambas as variantes em diferentes configurações. Além disso, as soluções individuais também são concebidas e fabricadas de acordo com os requisitos do cliente. A empresa alemã está empenhada em oferecer aos clientes a máxima flexibilidade e variabilidade possível na utilização dos seus equipamentos. Por esta razão, todos os componentes são modulares e de composição variável, cobrindo assim uma vasta gama de aplicações.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial