Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Fim do estatuto de Resíduo (FER)

Joan Giner Olcina, Laboratório de Caracterização Físico-Mecânica da AIMPLAS13/04/2020
Os resíduos plásticos são uma ameaça ao meio ambiente devido à sua acomulação em aterros e nos oceanos. A reciclagem dos plásticos é uma grande oportunidade de negócio permitindo a aquisição de matérias primas a um preço inferior para aplicações cujas propriedades físicas, mecânicas e químicas possam ainda ser aceitáveis.
Imagen

Com o objetivo de regulamentar as condições nas quais um plástico deixa de ser um resíduo e pode voltar a ser utilizado como matéria prima, o governo português publicou a Portaria nº245/2017.

De acordo com esta lei, o produtor deve cumprir com o sistema de gestão descrito na mesma e deve anexar uma decalaração de conformidade de acordo com a mesma lei. Esta declaração de conformidade deve fazer-se acompanhar de um relatório de ensaios realizados num laboratório acreditado segundo a ISO 17025.

A Aimplas é o laboratório líder em ensaios fisico-mecânicos e químicos para plástico reciclado. Em particular, a Aimplas está acreditada para as normas de produto EN 15342 para poliestireno (PS), EN 15344 para polietileno (PE), EN 13354 para polipropileno (PP), EN 15346 para policloreto de vinilo (PVC) e EN 15348 para polietileno tetraftalato (PET). No caso de não se conhecer a natureza do material, pode usar-se a EN 15347.

Imagen

Na seguinte tabela são indicados os ensaios obrigatórios para cada produto. Como se pode verificar, a cor, a resistência ao impacto, forma, densidade, índice de fluidez e dimensão de partícula são, por norma, ensaios considerados obrigatórios.

  • A cor consiste numa inspeção visual e indicar, segundo o critério do técnico, a cor da amostra.
  • A resistência ao impacto consiste em fazer colidir um pêndulo com uma proveta normalizada e calcular a energia que foi absorvida pela amostra. Pode utilizar-se tanto o impacto Charpy como o impacto Izod e as provetas são preparadas normalmente por compressão.
  • A forma também é avaliada visualmente por um técnico e são normalmente classificadas como terra, micronizado, pellets ou escamas.
  • O índice de fluidez calcula a massa de plástico fundido que flui através de um orifício normalizado a uma data temperatura e pressão. Este dado é importante para avaliar que processo de transformação posterior poderá ser utilizado para este material.
  • Finalmente, o tamanho de partícula é determinado fazendo-se passar as amostras por diferentes peneiras com diferentes tamanhos, permitindo a passagem seletiva de partículas de acordo com o seu tamanho.
Imagen
A Aimplas oferece estes ensaios acreditados de maneira a que os plásticos reciclados possam voltar a ser utilizados no mercado de acordo com a lei FER.

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    28/07/2025

  • Newsletter InterPlast

    21/07/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial