Atlas Copco Rental: serviços e equipamientos seguros para a produçao de vapor no local
Disponível na versão base, mais económica, e na versão configurada à medida

Festo lança DFPC: o atuador linear pneumático para acionar válvulas de processo

27/05/2020

O atuador linear pneumático de dupla ação DFPC é o mais recente desenvolvimento da Festo, um fornecedor global de soluções de automação. Este produto foi especificamente concebido para acionar válvulas de processo, corrediças ou de guilhotina, ou válvulas de aperto. O DFPC é adequado às exigências de indústrias como a de tratamento de água e de águas residuais, a mineira, centrais elétricas, bem como das indústrias do papel e do aço.

foto
Novo atuador linear pneumático Festo DFPC.

O atuador linear pneumático de duplo efeito está disponível numa versão standard predefinida, de stock para entrega rápida, e numa versão em que podem ser configurados aspetos como o percurso, o comprimento dos pinos de separação na cabeça dianteira do cilindro, as hastes de pistão (disponíveis em diferentes comprimentos), bem como os tipos e diâmetros de rosca, e a certificação ATEX, se necessário.

Longa vida útil

Todas as variantes do DFPC têm um design robusto e uma longa vida útil. As hastes de pistão, parafusos, porcas e bielas são de aço inoxidável, enquanto o revestimento do cilindro e as tampas são de alumínio, o que evita a oxidação e a deterioração das peças.

O amortecimento em ambas as posições finais permite alcançar velocidades de deslocação elevadas. Os sensores de proximidade adicionais asseguram uma deteção fiável da posição final. Além disso, está disponível um sistema de medição do deslocamento para obter informações mais detalhadas sobre a posição do atuador.

Os atuadores pneumáticos provaram ser altamente resistentes às vibrações, uma vez que são constituídos por menos peças do que os atuadores elétricos, o que os torna menos propensos a falhas.

Livre de manutenção

O DFPC suporta cargas contínuas, sobrevive a qualquer válvula e não necessita de manutenção durante toda a sua vida útil, com uma média de até um milhão de ciclos de comutação. Isto é especialmente importante nos ambientes agressivos da indústria de processo, com grandes diferenças de temperatura, sujidade e humidade.

A este respeito, os depósitos ou aglomerações de materiais podem aumentar consideravelmente os tempos de arranque. É o caso, por exemplo, das estações de tratamento de águas residuais, onde a proteção contra sobrecargas dos atuadores pneumáticos se revela de grande valor acrescentado, pelo que as válvulas são acionadas a intervalos irregulares ou não funcionam durante muito tempo.

Vantagens da pneumática

Com a tecnologia pneumática, a pressão operacional pode ser facilmente aumentada, o que, por sua vez, aumenta as forças. Estes atuadores podem suportar cargas até uma paragem sem danos e têm grandes reservas de força para ultrapassar altos binários de arranque.

Em comparação com a tecnologia de atuadores elétricos, os atuadores pneumáticos também oferecem vantagens em aplicações em áreas Ex. Na área Ex, a alimentação dos atuadores é feita com ar comprimido. A eletrónica de controlo, por outro lado, pode ser instalada em zonas não perigosas. Como norma, os atuadores pneumáticos têm certificação ATEX até à zona 1.

InterPlast20 Years Jaba traduçao técnica especializada 4.0InterplastInterPlast Acompanhe no Facebook

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - informação para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial