Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Tanto em termos de taxas de recuperação como em pureza de poliolefinas

Nova solução para seleção de triturado plástico oferece resultados sem precedentes

14/10/2020
Com as novas soluções de seleção baseada em sensores da Tomra Sorting Recycling aplicadas a triturado, os recicladores de plástico podem agora atingir índices de recuperação e pureza incomparáveis de polietileno (PE) e polipropileno (PP), ambos poliolefinas (PO). Até agora, as soluções de seleção de triturado da Tomra focavam-se essencialmente em politereftalato de etileno (PET).

As duas novas soluções de seleção ótica de triturado - a unidade Innosort Flake e a Autosort Flake - fazem parte do conceito ‘Sinfonia de todos os Tipos’ da Tomra, ou seja, trabalham juntas para selecionar todos tipos de resíduos em níveis avançados de precisão e sofisticação.

Imagen

A seleção de triturado é a etapa final na preparação para a reciclagem de plásticos e ocorre depois do material já ter sido moído, peneirados, lavados e seco. Historicamente, a capacidade de seleção de triturados da Tomra Sorting Recycling concentrava-se na recuperação de escama de PET de plásticos mistos, mas devido ao desempenho aprimorado oferecido pela nova Innosort Flake, a empresa oferece agora uma linha de seleção ótica completa capaz de selecionar triturado de poliolefinas (PO), com máquinas perfeitamente alinhadas. A Autosort é usada para pré-selecionar o material e a Innosort Flake é usada para a classificação do triturado.

Imagen

A Innosort Flake, lançada no final de 2018, com uma largura total de 1 ou 1,5 metros, foi projetada exclusivamente para a seleção de escamas de PET. A nova edição deste equipamento tem 2 metros de largura e usa o infravermelho próximo (NIR) com tecnologia Flying Beam PO-specific e Dual Full Colour Camera da Tomra. Flying Beam é a única tecnologia NIR do mercado que permite a correção de sinal contínua automática e garante o desempenho de seleção mais estável e confiável, juntamente com a menor manutenção e consumo de energia.

A nova tecnologia de sensor NIR oferece uma solução única para aplicações com PO. O triturado de PO é selecionado por tipo de material e por cor, e o sensor PO específico usado na tecnologia patenteada Flying Beam funciona em conjunto com a tecnologia de Dual Full Colour Camera para reunir informações espectrais suficientes para selecionar com precisão triturado PP e PE tão pequenos quanto 2mm. A configuração de câmara frontal e traseira permite que a Tomra veja a cor de cada ‘flake’ e identifique até os menores detalhes, como impressões ou tinta. A unidade pode purificar o fluxo de PE e o fluxo de PP, identificando e removendo a contaminação indesejada do polímero, bem como as impurezas da cor. Quaisquer contaminantes remanescentes são removidos, resultando em níveis de pureza incomparáveis que respondem aos padrões exigidos pela legislação atual do setor e pelos clientes finais.

E, para aplicações de ponta, como reciclagem ‘garrafa a garrafa’, onde o nível de contaminação do material é baixo, mas os requisitos de qualidade são particularmente altos, a Tomra recomenda a Autosort Flake. Esta máquina deteta simultaneamente material, cor e metal e garante elevados níveis de pureza.

Imagen

Valerio Sama, chefe de gestão de produtos da Tomra Sorting Recycling, comenta: “Com o uso crescente de poliolefinas – prevê-se que o mercado global de poliolefinas atinja cerca de quatro bilhões de dólares em 2027 - a seleção de poliolefinas torna-se um domínio cada vez mais importante da reciclagem de plásticos. Precisamos de ser capazes de aumentar a pureza e o rendimento dos plásticos reciclados a um nível onde o material é adequado para reutilização em embalagens de alimentos - e também precisamos trazer esse material de volta ao ciclo como parte de um modelo de economia circular”.

“PE e PP são poliolefinas e, se misturados, impactam negativamente o processo de reciclagem. Separar PE e PP é um desafio complexo, mesmo para a tecnologia de seleção baseada em sensor, por isso decidimos desenvolver um novo sensor NIR especificamente para esta aplicação”, salienta o responsável.

William Zeng, gestor de produto responsável pela Innosort Flake acrescenta: “Estamos muito satisfeitos por sermos os primeiros na indústria a combinar uma câmara colorida dupla e um sensor NIR específico para PO juntos numa só máquina. Mesmo que o triturado tenha uma cor diferente de cada lado, pode ser selecionado conforme necessário. O design altamente flexível da unidade permite que até quatro módulos funcionem independentemente uns dos outros e a largura de dois metros permite que várias etapas de seleção sejam aplicadas na mesma máquina e ao mesmo tempo, como uma nova seleção (seleção uma segunda vez) e recuperação. É um desenvolvimento muito empolgante na reciclagem de plásticos, do qual temos orgulho de estar na vanguarda”.

Valerio conclui: “O nosso foco permanece em melhorias contínuas no nosso desempenho de seleção baseada em sensores - proporcionando maior capacidade, maior eficiência e menores índices de perda. Atualmente, procuramos desenvolver uma solução para a seleção de PVC e esperamos compartilhar mais detalhes sobre este projeto no devido tempo”.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial