Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
A máquina é ideal para tubos de grande diâmetro

Battenfeld-cincinnati instala extrusora de última geração solEX NG no principal fabricante de tubos israelita

28/10/2020

“A principal vantagem da nova extrusora é a baixa temperatura de fusão, mesmo quando funciona a elevada cadência”, explica Fuad Dweik, proprietário e diretor executivo da Palad HY Industries Ltd., localizada em Migdal HaEmek, Israel, ao referir-se à solEX NG 75-40 da Battenfeld-cincinnati GmbH recentemente instalada na sua empresa.

Extrusora SolEX NG de última geração

Extrusora SolEX NG de última geração

A Palad HY, fundada em 1997, é um dos principais fabricantes de tubos HDPE e PVC de Israel. O produtor de tubos certificado ISO 9001:2008 é bem conhecido pela sua gama de tubos de grandes dimensões, que podem atingir diâmetros máximos de 1200 mm para HDPE e 500 mm para PVC. Além do seu mercado interno, a Palad HY também serve clientes na Europa Oriental e Ocidental, América do Sul e África, para os quais exporta cerca de 25% do seu volume de produção anual, que é atualmente de cerca de 20 mil toneladas. A gama de produtos da empresa inclui tubos para água potável e águas residuais, assim como tubos para sistemas de distribuição de gás natural e tubos de proteção para linhas de eletricidade e de comunicações.

A Palad tem sido cliente de Battenfeld-cincinnati desde o início e opera atualmente várias linhas que incluem máquinas do especialista em extrusão. “A nossa experiência positiva com tecnologia alemã fez com que escolhessemos novamente uma extrusora Battenfeld-cincinnati”, diz Rami Dweik, filho do proprietário e responsável pela produção da empresa. A máquina instalada no início do ano, uma solEX NG 75-40, pertence à nova geração de extrusoras de parafuso único de alto desempenho da Battenfeld-cincinnati.

Esta máquina veio substituir uma antiga extrusora numa linha de extrusão de tubos PE 100 da Palad. “Estamos particularmente impressionados com a temperatura de fusão mais baixa em comparação com a extrusora utilizada anteriormente, bem como com a melhor homogeneidade de fusão e a qualidade dos tubos”, acrescenta Fuad Dweik.

Graças à temperatura de fusão mais baixa, a Palad também consegue distribuições significativamente mais uniformes da espessura da parede dentro de tolerâncias extremamente estreitas, bem como menos subsidência indesejável. Naturalmente, a melhor qualidade dos tubos também reduz o consumo de material e produz menos resíduos. “Tanto a poupança de material como a redução no consumo de energia em aproximadamente 10% devido a taxas de aquecimento mais baixas fazem desta extrusora uma alternativa particularmente rentável”, conclui o diretor geral da empresa, que já está a pensar num novo investimento, uma máquina da nova geração de extrusoras solEX NG, para outras linhas existentes.

Esquerda: Rami Dweik, diretor geral adjunto. Direita: Fuad Dweik, proprietário e CEO da Palad H.Y.
Esquerda: Rami Dweik, diretor geral adjunto. Direita: Fuad Dweik, proprietário e CEO da Palad H.Y.

Em comparação com a série predecessora bem estabelecida e ainda disponível, a parte responsável pelas vantagens mencionadas da nova série de extrusoras solEX NG é a unidade de processamento completamente redesenhada. As máquinas da nova série estão disponíveis com diâmetros de parafuso de 60, 75, 90 e 120 mm e cobrem uma gama de desempenho de 750 a 2.500 kg/h.

O cilindro ranhurado internamente, em combinação com uma geometria de rosca e bucha ranhurada mutuamente ajustada, oferece melhorias substanciais na tecnologia de processo: um perfil de pressão axial reduzida reduz o desgaste da máquina, taxas de produção elevadas com velocidades de rosca mais baixas asseguram uma alta eficiência, e o desempenho suave mas altamente eficiente e homogéneo do processo de fusão a temperaturas de fusão aproximadamente 10 °C mais baixas em comparação com as unidades de processamento convencionais oferece uma elevada qualidade do produto final com economias significativas de custos na produção.

Assumindo que os custos energéticos são de 0,10 EUR/kWh, ao conseguir um consumo de energia 10% inferior, a empresa pouca cerca de 18 mil euros por ano em custos operacionais quando em plena capacidade de produção. Dependendo dos modelos, podem ser conseguidas economias de até 15%. Os custos de produção podem ser ainda mais reduzidos através de economias de material que permitem reduzir a subsidência devido às baixas temperaturas de fusão, especialmente na produção de tubos de grande diâmetro.

Finalmente, o fabricante de tubos destaca o sistema de controlo intuitivo BCtouch UX incorporado na máquina, que, para além das mais recentes funcionalidades, inclui também a possibilidade de individualização ou interfaces de utilizador personalizadas. “Para o nosso pessoal, é uma grande vantagem que o equipamento possa agora ser operado em hebraico e que a equipa de serviço Battenfeld-cincinnati esteja disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana”, conclui Rami Dweik.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial