Atlas Copco Rental: 24/7 ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Portugueses querem mais economia circular e menos desperdício

Redação Induglobal25/11/2020
A maioria dos portugueses (87%) quer ver a economia circular mais ativa no país, considerando fundamental aumentar as práticas de consumo sustentável.
foto

Dados constam de uma análise da Fixando junto de 6.300 utilizadores da plataforma, entre os dias 16 e 23 de novembro, sobre Sustentabilidade e Consumo Responsável.

A plataforma nacional para contratação de serviços locais revelou ainda que os inquiridos gastam em média €142 por ano em bens usados e que as razões da procura são essencialmente: o preço (83%), a sustentabilidade (37%), a economia circular (36%) e o contributo para a economia local/pequenos negócios (24%).

Os inquiridos disseram ainda que o que mais procuram em segunda mão é o mobiliário (45%), vestuário (41%), equipamentos eletrónicos (24%), livros (24%) e electrodomésticos (19%).

Quanto ao espaço de aquisição, a maioria fá-lo online (51%), mas também em lojas físicas (43%) e através das redes sociais (32%).

A análise da Fixando confirma, segundo os promotores, um novo comportamento, em que as boas práticas visam evitar o desperdício, através do reutilização de artigos de terceiros e de familiares, em que 46% dos inquiridos afirma reaproveitar, restaurar ou recuperar regularmente peças de mobiliário e 39% peças de vestuário inutilizadas por si ou pelos seus familiares.

A plataforma sublinha ainda o facto de ter registado um aumento de 15% na procura por profissionais de costura e alfaiates entre 2018 e 2020.

“Apesar da procura ter aumentado, o valor para contratação destes serviços sofreu uma quebra de cerca de 6%, já que em 2018, o valor médio gasto a estes profissionais rondava 75 euros, e neste momento situa-se nos 70 euros”, explica Alice Nunes, diretora de Novos Negócios da Fixando.

Exponor 26 e 27 de maioLogistics ¬ Automation - Empack 26 ¬ 27 maio 2022 Exponor, Porto

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial