Dukane
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

A importância da economia circular e da sustentabilidade para a competitividade das empresas

16/12/2020

Na próxima quinta-feira, dia 17 de dezembro, a GS1 Portugal promove um debate, em suporte digital, a partir dos seus estúdios, subordinado ao tema Economia Circular & Sustentabilidade.

Imagen

O evento digital, que terá início às 10h, contará com a moderação do jornalista Luís Ribeiro e com a participação de Ana Isabel Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde; João Meneses, Secretário Geral do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (BCSD Portugal); Paolo Fagnoni, CEO da Nestlé Portugal; Pedro Nazareth, Diretor Geral da Electrão; Ricardo Neto, Presidente da Novo Verde e Rui Miguel Nabeiro, CEO da Delta Cafés.

A sustentabilidade está na ordem do dia e tem vindo a assumir um papel crucial enquanto fator de competitividade das empresas, encorajando-as a dar passos no sentido de um futuro que garanta o equilíbrio entre fatores económicos, circunstâncias ambientais, imperativos sociais e culturais, tanto pelo cumprimento da legislação, como por via de práticas voluntárias.

Ao longo de duas horas, os convidados vão partilhar as suas perspetivas sobre o tema, em particular projetando medidas que garantam o equilíbrio entre o combate à escassez dos recursos, o crescimento económico e a preservação da natureza, equacionando também as lições extraídas pelas empresas deste período pandémico, no que diz respeito à sustentabilidade.

Neste formato de debate, que será transmitido nos canais digitais da GS1 Portugal (YouTube e Facebook), pretende-se analisar e dar a conhecer a opinião de especialistas e decisores na área da sustentabilidade, de empresas de diferentes setores e áreas de intervenção.

No final da sessão, e perante o anterior enquadramento, será apresentado o programa Lean & Green, uma iniciativa de certificação das iniciativas de auto-regulação que empresas e organizações se propõem adotar para reduzir as emissões de dióxido de carbono decorrentes da respetiva operação logística.

Esta iniciativa foi lançada em Portugal em final de 2019 pela GS1 Portugal, entidade que a representa no nosso país. Nesta sessão serão anunciadas as empresas que aderiram ao programa, assumindo a responsabilidade de atingir metas de redução concretas e verificáveis, bem como as que já as conseguiram alcançar, acrescentando contributos decisivos para a sustentabilidade, em particular pelo contributo para a neutralidade carbónica pela adesão à maior plataforma europeia de colaboração nesta matéria.

O objetivo final é, para cada empresa, acrescentar um contributo relevante para a prossecução das metas definidas no Acordo de Paris, reduzindo ao máximo a respetiva pegada carbónica. Por cada patamar alcançado são premiadas com uma estrela, num total de 5.

Nesse contexto, a GS1 Portugal vai também anunciar as primeiras estrelas a atribuir a empresas participantes do programa que já atingiram, entretanto, a sua primeira meta de redução de emissões.

Mais informações sobre este evento aqui.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    08/05/2024

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial