Impulsionadas por uma visão partilhada de sustentabilidade e forte colaboração, a DSM, a Sabic, a Cepsa, a Fibrant e a Viscofan juntaram-se para criar um invólucro multicamada para produtos derivados da carne feito através da reciclagem avançada de plásticos pós-consumo. A transição para películas multicamada recicladas permite que a indústria produtora de embalagens adote uma solução mais sustentável sem comprometer o desempenho funcional.
O desenvolvimento deste material de embalagem evidencia um forte compromisso para promover a economia circular em colaboração com parceiros ao longo da cadeia de valor e responde às crescentes exigências de consumidores, da sociedade e regulamentares no que respeita a soluções de invólucros multicamada mais sustentáveis.
Produzido pela Viscofan, o invólucro sustentável recentemente desenvolvido é composto por várias camadas de diferentes polímeros. A DSM Engineering Materials fornece a poliamida (PA) circular certificada de elevado desempenho, Akulon CRC-MB, e a SABIC fornece o polietileno (PE)* circular certificado de elevado desempenho da sua carteira de soluções circulares Trucircle. Ambos os produtos são à base de plásticos usados e pós-consumo que, caso contrário, seriam eliminados em aterros ou perdidos para a incineração. Utilizando reciclagem avançada, o plástico usado é convertido em matérias-primas novas, que depois entra na cadeia de produção para fornecer novos materiais de qualidade virgem.
Jason Zhang, VP Business Lines Performance Polymers na DSM Engineering Materials: “Ao introduzir a Akulon CRC-MB, a DSM dá um empolgante passo seguinte no caminho da sustentabilidade. O codesenvolvimento de uma película reciclada para aplicações de embalagens destaca o empenho da DSM em trabalhar em estreita colaboração com parceiros, clientes e fornecedores para criar uma cadeia de valor e economia mais sustentáveis.”
Mark Vester, Global Circular Economy Leader na sabic: “Estamos empenhados em encontrar soluções inovadoras que ajudem a retirar valor do plástico usado que, caso contrário, teria sido eliminado. Aqui inclui-se a colaboração com intervenientes em toda a cadeia de valor para proporcionar acesso a materiais mais sustentáveis, feitos utilizando a nossa carteira de soluções circulares Trucircle, e trabalhar para uma economia circular para os plásticos. Estamos muito satisfeitos por trabalhar com parceiros como a Cepsa, a Fibrant, a DSM e a Viscofan para ajudar a transformar esta visão em realidade.”
A poliamida circular certificada de elevado desempenho, Akulon CRC-MB, é produzida através de uma forte colaboração na cadeia de valor, envolvendo um conjunto de parceiros que aplicam uma abordagem de balanço de massas**. Em primeiro lugar, a SABIC produz benzeno circular certificado, à base de materiais produzidos através da reciclagem de matérias-primas de plásticos mistos e usados, que é utilizado pela Cepsa para produzir fenol circular certificado. Em seguida, a Fibrant utiliza o fenol para produzir caprolactama circular certificada, EcoLactam, que é fornecida à DSM para produzir a sua poliamida circular certificada. Por último, a Viscofan combina polietileno e poliamida circulares certificados para produzir a película multicamada utilizada na criação de invólucros para vários produtos derivados da carne.
Paul Habets, Director Marketing & Sales na Fibrant: “Estamos orgulhosos da utilização da nossa EcoLactam Circular no produto recentemente desenvolvido pela Viscofan. Este é um marco importante para nós e para os nossos parceiros da cadeia de valor que apoiam o desenvolvimento de produtos sustentáveis e circulares. EcoLactam® significa caprolactama de elevada qualidade com menor pegada ambiental. Juntos, estamos a dar importantes passos em direção a uma sociedade neutra em termos de emissões de carbono.”
Todos os materiais reciclados avançados na cadeia de valor terão certificação ISCC Plus mundialmente reconhecida e não necessitarão de requalificação.
As películas multicamada oferecem inerentemente grandes vantagens de sustentabilidade, ajudando a reduzir desperdícios alimentares que podem ser evitados – e que representam 8% do total global das emissões de gases com efeito de estufa – e prolongando o prazo de validade dos alimentos. Além disso, a utilização de plásticos pós-consumo como matérias-primas atenua a diminuição de recursos naturais, reduz a acumulação de desperdícios de plástico e melhora a pegada ambiental.
Óscar Ponz, Chief Plastic Business Officer na Viscofan: “Ao combinar a nossa capacidade de inovação e a mais recente tecnologia disponível, alcançámos hoje uma solução única no mercado utilizando plásticos pós-consumo reciclados. No nosso programa de invólucros sustentáveis, e no seguimento da conquista hoje anunciada, estamos também em posição de oferecer alternativas de base biológica aos nossos clientes. O anúncio de hoje é o resultado do compromisso partilhado de tornar os sistemas alimentares justos, saudáveis e ecológicos, para um futuro mais sustentável. Este importante projeto está a ser desenvolvido com a colaboração de clientes relevantes da Viscofan, como a ElPozo.”
*O polietileno circular certificado, que faz parte da carteira TRUCIRCLE™ da SABIC, baseia-se em materiais produzidos através da reciclagem de matérias-primas provenientes de plásticos mistos e usados. A SABIC utiliza tecnologia de reciclagem de matérias-primas avançadas da Plastic Energy, com sede no Reino Unido, para recuperar o valor do material de plásticos mistos e usados, incluindo plásticos pós-consumo anteriormente difíceis de reciclar que, caso contrário, seriam perdidos para aterros ou incineração. Os desperdícios são convertidos num óleo que, em seguida, entra na cadeia de produção, tal como a matérias-primas de origem fóssil, para fornecer novos materiais sem comprometer a qualidade.
**A contabilização de balanço de massas é uma conhecida abordagem concebida para rastrear o fluxo de materiais através de uma complexa cadeia de valor. A abordagem de balanço de massas fornece um conjunto de regras para saber como atribuir conteúdos reciclados a diferentes produtos e poder declarar e comercializar os conteúdos como “reciclados”. Fonte: Ellen MacArthur Foundation (Mass Balance White Paper).
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa