Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

DSM lança novas resinas de base biológica para embalagem

11/01/2021

A DSM está a lançar novas resinas da gama Decovery, de base biológica, para a indústria de embalagem. Este anúncio prepara o caminho para que os produtores de embalagens possam reduzir a sua pegada de carbono.

A indústria produtora de embalagens está constantemente à procura de materiais que ofereçam um baixo teor de COV e emissões de carbono, uma vez que, desta forma, ajudam as marcas a cumprir as suas metas de sustentabilidade. Nos últimos anos, a DSM deu-se conta de que as suas tecnologias à base de plantas Decovery poderiam proporcionar as tão necessárias melhorias em termos de sustentabilidade no mercado das embalagens.

Imagen

Com o lançamento da SP-6400XP – que faz parte da gama de resinas Decovery da DSM para a criação de adesivos, primários, pigmentos e acabamentos – a DSM está a ajudar os proprietários das marcas a darem um importante passo para o cumprimento das suas promessas ambientais e de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, a avançarem para soluções de base totalmente biológica.

“Com as nossas resinas Decovery, permitimos a transição para materiais à base de plantas nos mercados da decoração, pavimentação, carpintaria e do mobiliário”, explicou Tim Gratzke, Marketing Manager Decovery na DSM Resins & Functional Materials. “Este foi apenas o início, o próximo passo lógico foi tirar partido das nossas capacidades e experiência com vista a criar soluções sustentáveis para aplicações de embalagens.”

A nova Decovery SP-6400XP é uma dispersão de copolímeros acrílicos solúvel em meios alcalinos de baixo teor de NoAH com claridade e flexibilidade elevadas. É especialmente adequada para aplicação de adesivos, como rótulos de papel removíveis para garrafas e frascos e adesivos domésticos.

Tem uma pegada de carbono significativamente inferior a alternativas à base de petróleo convencionais e, ao mesmo tempo, é extremamente flexível, o que significa que pode ser utilizada para aderência a uma grande variedade de substratos. É transparente, não pegajosa ao toque e proporciona aderência a vários substratos, incluindo vidro e PET. No final da sua utilização, as propriedades de lavagem a baixa temperatura diminuem o consumo de energia da SP-6400XP no processo de reciclagem.

Jacqueline Revet, Global Marketing Manager da DSM Resins & Functional Materials comentou: “As pessoas tendem a apreciar os benefícios da economia de carbono inerente à mudança para, digamos, tintas à base de plantas. Mas muitas pessoas desconhecem a diferença que os adesivos à base de plantas podem fazer. No dia em que todos os adesivos forem à base de plantas, iremos economizar 15 quilotoneladas de carbono por ano... o que equivale a plantar quase 250 000 árvores durante 10 anos.“Revet acrescentou ainda:”Os adesivos são apenas o início. Imaginem a diferença ambiental que os proprietários das marcas e os fabricantes poderiam fazer se os primários, pigmentos e acabamentos das respetivas embalagens também pudessem ser à base de plantas.”

À semelhança de outras resinas à base de plantas Decovery da DSM, a SP-6400XP é feita a partir de ingredientes como casca de árvore e mamona de origem sustentável. Todos estes ingredientes foram cuidadosamente selecionados pela DSM para assegurar que não competem, de modo algum, com a cadeia alimentar. Além disso, estes ingredientes naturais podem ser obtidos e utilizados de forma muito mais sustentável do que os materiais à base de combustíveis fósseis.

Como resultado da sua estrutura à base de plantas, as resinas Decovery contêm poucos ou nenhuns COV, o que salienta o empenho da DSM em criar produtos amigos do nosso planeta e das pessoas que nele habitam. No entanto, a DSM compreende que, ainda que a indústria produtora de embalagens anseie por produtos mais sustentáveis, é essencial um desempenho constantemente elevado. Assim, a SP-6400XP proporciona um desempenho igual ao da NeoCryl BT-9, produto da DSM que não é de base biológica.

Com o lançamento da SP–6400XP, a DSM oferece aos proprietários das marcas, formuladores e conversores uma boa oportunidade para eliminarem outra camada de materiais à base de petróleo do processo de produção de embalagens.

A seguir

Nas próximas semanas, podem contar com novos anúncios da DSM sobre o lançamento da Decovery SP-6200XP, uma resina à base de plantas recomendada para primários, pigmentos e também acabamentos.

Explicação de termos utilizados

COV

Compostos orgânicos voláteis. São produtos químicos orgânicos com pressão de vapor elevada à temperatura ambiente normal. A exposição prolongada em espaços interiores a COV está associada a questões de saúde como problemas respiratórios, náuseas, fadiga e irritação da garganta.

NaOH

Fórmula molecular do hidróxido de sódio (geralmente designado “soda cáustica”). É utilizado em produtos adesivos à base de amido. É altamente corrosivo na forma sólida.

PET

Politereftalato de etileno. Resina de polímero termoplástico da família do poliéster. É comummente utilizado em fibras para vestuário, recipientes para líquidos e alimentos e também para fabrico em geral.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial