Preços das matérias-primas plásticas aumentam 50% em três meses

17/02/2021

As empresas europeias de transformação de plásticos têm vindo a assistir, desde há vários meses, a um aumento significativo no preço das matérias-primas, uma circunstância decorrente da escassez de oferta que provoca atrasos na produção e na entrega das encomendas.

foto

A atual escassez de polímeros na Europa é muito semelhante à verificada no primeiro semestre de 2015 e afeta mais de 60 mil empresas, a grande maioria PMEs.

Desde o final de 2020 que se verifica um aumento alarmante das declarações de força maior por parte dos fabricantes de matérias-primas, especialmente no que diz respeito ao fornecimento de poliolefinas e PVC, o que dificulta o acesso das empresas de transformação de plástico ao material necessário para manter a sua produção.

As associações do setor advertem que esta escassez de material pode afetar o fornecimento de produtos considerados essenciais, especialmente no atual contexto de pandemia, para além de produzir danos irreparáveis na indústria transformadora.

A escassez de polímeros torna cada vez mais difícil a aquisição de matérias-primas a preços razoáveis. Face a esta situação, os transformadores são obrigados a repercutir os aumentos de preços nos seus clientes. Por outro lado, o recurso a fornecedores de matérias-primas fora da União Europeia pode aumentar ainda mais o preço do produto para o consumidor.

Esta circunstância é especialmente complexa se tivermos em conta que a grande maioria das empresas de transformação de plástico são PMEs, que, além disso, estão no centro da cadeia de valor, ou seja, entre os produtores de matérias-primas, que são poucos e altamente concentrados - menos de 20 em toda a Europa para todas as diferentes matérias-primas plásticas - que não estão a satisfazer a procura, e os clientes, que os ameaçam com penalizações contratuais.

A Associação Europeia de Transformadores de Plásticos (EuPC) criou recentemente a Aliança de Polímeros para a Europa (Polymers for Europe Alliance) com o objetivo de construir e manter uma boa comunicação entre a toda a cadeia de valor europeia e de poder acompanhar mais de perto as declarações de força maior dos produtores de matérias-primas em todo o mundo.

Jaba: tradução 4.0

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - informação para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial