Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
O projeto Guacapack visa desenvolver um sistema de embalagem biodegradável a partir de fontes renováveis

Nova embalagem aumenta prazo de validade do guacamole em 15% graças a aditivos extraídos do próprio abacate

17/02/2021

Durante o processamento do abacate para a elaboração de alimentos derivados, produz-se um desperdício que pode exceder 45% do peso total da fruta. Para dar uma segunda vida a estes resíduos e prolongar a vida do produto, o Instituto Aimplas tem em curso o projeto Guacapack.

O objetivo do projeto é desenvolver um novo sistema de embalagem biodegradável a partir de fontes renováveis, que prolongue o prazo de validade dos alimentos, neste caso do guacamole. Isto, graças a um rótulo com função de barreira ao oxigénio que evita a oxidação e à incorporação de antioxidantes naturais extraídos do próprio abacate, reduzindo assim a utilização de conservantes sintéticos.

Imagen

O processo passa por extrair e purificar o amido da semente de abacate, de forma a obter uma película que será utilizada para fabricar etiquetas IML multicamada, que atuam como barreira ao oxigénio e previnem a oxidação do alimento. A partir dos resíduos da pele e da polpa são obtidos componentes ativos com elevada capacidade antioxidante para incorporação num bioplástico (PLA) com o qual a embalagem será fabricada pelo processo de injeção e que, quando em contacto com o alimento, prolongará a sua vida útil em 15%.

Esta é uma alternativa à utilização de aditivos sintéticos que, além disso, acrescenta valor aos resíduos agroalimentares, permitindo obter embalagens biodegradáveis a partir de fontes renováveis. Por conseguinte, o projeto está totalmente alinhado com os critérios da economia circular.

Além disso, o Guacapack está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, especificamente com o número 3 relacionado com a promoção da Saúde e Bem-estar, com o número 9 que tem a ver com Indústria, Inovação e Infraestruturas, bem como com o número 12 para Produção e Consumo Responsável.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial