Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Secagem sustentável com ecoProtect e ETA plus

28/05/2021

Os sistemas sustentáveis e a secagem energeticamente eficiente foram as principais tendências na indústria do plástico durante muitos anos. Os secadores da motan, representada em Portugal pela Plasequip, estão equipados com funções de secagem sustentáveis e eficientes em termos energéticos: a função de proteção de material ecoProtect garante que o material não está muito nem pouco seco; a função avançada ETA plus protege o granulado de plástico e também aumenta a eficiência de todo o processo de secagem.

Muitas empresas em todo o mundo estão agora focadas na sustentabilidade e na eficiência energética. Isto afeta não só o negócio, mas todas as áreas da vida quotidiana. Especialmente, os fabricantes de equipamento e maquinaria da indústria de plástico têm de avaliar o equilíbrio energético do equipamento de produção que utilizam. Para além da pegada de CO2, aspetos como a proteção de material e o aumento da eficiência desempenham também, ainda assim, um importante papel.

Secador da motan, com integração da função ecoProtect, para proteção do material
Secador da motan, com integração da função ecoProtect, para proteção do material.

ecoProtect – funcionamento simples dos secadores pequenos da motan, mas alta eficácia na proteção de material

A função ecoProtect nos depósitos de secagem totalmente isolados, de aço inoxidável, evita danos térmicos e a secagem excessiva do granulado de plástico ao reduzir a temperatura de secagem aquando de volumes reduzidos de material e paragens das máquinas de processamento. A ecoProtect ajuda o utilizador a encontrar o processo correto de secagem para si próprio. A função é automaticamente ativada e desativada.

A temperatura do material é permanentemente monitorizada por dois pontos de medição de temperatura no interior dos recipientes de secagem. Primeiro, a temperatura de secagem é registada, de modo a ativar ou desativar a função de aquecimento. Outro ponto de medição proporciona informações sobre a temperatura do ar de retorno. Com base nestes resultados, determina-se quando é que a função ecoProtect deve ser ativada e o material é protegido contra danos térmicos. Se o valor definido é atingido, a função de aquecimento é desativada para se proteger o material. Se o valor diminui novamente no modo de espera, a função de aquecimento é reativada.

O conceito simples da ecoProtect tem um enorme impacto na proteção do material no processo de produção, o que permite não só o aumento da eficiência, mas também agir de forma sustentável.

Os sistemas de secagem ETA plus apresentam vantagens para o equilíbrio energético da sua aplicação

O ETA plus proporciona um processo de secagem com as mais recentes tecnologias de poupança de energia para uma secagem rentável. Existem três fatores individuais da tecnologia ETA plus que influenciam a secagem do granulado: por um lado, o controlo do volume de ar adapta-se automaticamente a variações em determinados momentos do dia ou periódicas da temperatura do material recebido e do volume de material. Além disso, o volume de ar é reduzido para um mínimo, de modo a que o ar de secagem seja adaptado adicionalmente ao volume. Isto resulta numa secagem particularmente cuidada, especialmente quando um processador é confrontado com grandes mudanças nos volumes de material.

Por outro lado, a recuperação de calor é útil, dado que as altas temperaturas do ar de retorno podem ser utilizadas para pré-aquecer o ar do processo, o que reduz significativamente o consumo de energia. Em resumo, a combinação do controlo do volume de ar e da redução de temperatura permite a maior poupança de energia possível. Comparativamente a sistemas de secagem convencionais, é possível uma poupança de energia que pode ir até 64% com a tecnologia ETA plus.

Empresas ou entidades relacionadas

Motan-Colortronic GmbH
Plasequip, Lda.

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial