O novo processo de co-injeção, que a Engel desenvolveu em cooperação com a empresa canadiana Top Grade Molds, permite incluir um elevado conteúdo de material reciclado, completamente encapsulado, na produção de baldes, o que o torna superior aos processos convencionais de injeção tipo ‘sandwich’. O novo processo foi demonstrado durante o e-symposium 2021 da Engel, que decorreu de 22 a 24 de junho, na produção de baldes de 5 galões (18,93 litros).
A pressão política para aumentar a utilização de materiais plásticos reciclados está a crescer em todo o mundo. Vários países já estipularam um conteúdo mínimo de reciclado para diversos produtos. Nos EUA, por exemplo, baldes de grande dimensão, utilizados em diversos setores industriais já são obrigados a conter, pelo menos, 25 por cento de conteúdo reciclado. No entanto, as marcas procuram que o reciclado incluído no interior da peça, tipicamente de cor mais escura, não seja visível no ponto de injeção. Estas tendências impulsionaram o desenvolvimento do novo processo de co-injeção. Com um conteúdo de material reciclado superior a 30%, os baldes produzidos durante o e-symposium da Engel cumprem facilmente as especificações dos EUA.
Para este desenvolvimento, a Engel contou com o apoio da Top Grade Molds, de Mississauga, Canadá, um fabricante de moldes especializado em aplicações de embalagem. O molde utilizado para a estreia mundial durante o evento digital da Engel foi fornecido pelo fabricante americano de baldes M&M Industries de Chattanooga, Tennessee. O molde foi instalado numa máquina de injeção Engel duo speed, desenvolvida especificamente para satisfazer os requisitos dos produtores de baldes e recipientes de armazenamento e transporte. Este novo tipo de máquina de grandes dimensões combina produtividade e eficiência com tempos de ciclo curtos. O processo de co-injeção proporciona tempos de ciclo semelhantes aos da produção de baldes na moldagem convencional por injeção de um único componente.
A co-injecção torna possível concentrar o material reciclado no núcleo do componente e encapsulá-lo por uma camada de material virgem. O material virgem e reciclado são do mesmo tipo para garantir que as peças moldadas em ‘sandwich’ também possam ser recicladas no final da sua vida útil. Para a produção destes baldes, foi utilizado PEAD virgem e reciclado pós-consumo.
O maior desafio na moldagem por injeção do tipo ‘sandwich’ é conseguir um elevado conteúdo reciclado sem comprometer a qualidade ou o desempenho do produto. Um dos objetivos do desenvolvimento foi, portanto, combinar os dois plásticos fundidos no molde do balde sem os misturar previamente no fluxo de fusão. Como resultado, o sistema alterna entre material reciclado e material virgem no ponto de injeção da cavidade através de uma válvula de co-injeção.
Os baldes de 5 galões são universalmente utilizados na América do Norte para uma grande variedade de mercados de utilização final. Uma vez que as frações de material do núcleo e da camada externa são estritamente isoladas uma da outra no processo de produção, e o núcleo é encapsulado pela camada externa, incluindo o ponto de injeção, o novo processo de co-injecção também pode ser considerado para a indústria alimentar.
A apresentação do novo processo de co-injeção reforça a posição da Engel na produção ‘sandwich’ com um núcleo de material reciclado. Enquanto o processo Engel skinmelt, apresentado na K 2019, é utilizado principalmente para a produção de peças técnicas, contentores para logística e paletes, o processo de co-injeção desenvolvido com a Top Grade Molds satisfaz os requisitos estabelecidos pelos fabricantes de baldes e outros produtos de embalagem de menor dimensão e é também adequado para moldes multi-cavidades.
O reforço da utilização de materiais reciclados é um dos pré-requisitos essenciais para estabelecer uma economia circular para os plásticos, que a Engel está a promover intensivamente em conjunto com as suas empresas parceiras.
Em Portugal, a Engel é representada pela Equipack.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa