Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Conheça as 12 normas básicas de armazenamento de substâncias químicas

Denios13/07/2021
Os produtos químicos utilizados na indústria, para além dos riscos que originam por si mesmo, em contacto com outros produtos podem produzir reações ainda mais perigosas.
Imagen
O armazenamento incorreto de determinadas substâncias em fábricas, laboratórios ou oficinas, podem dar origem a acidentes que afetam a saúde das pessoas e o meio ambiente.
Para evitar estas contrariedades no armazenamento de produtos químicos, é necessário ter em conta determinadas precauções e medidas de segurança. No seguimento, encontrará um resumo das normas mais importantes com respeito a recipientes móveis.

Conheça as normas:

  • Acondicionar em lugares de trabalho as quantidades de produtos químicos que sejam estritamente necessárias. Deste modo, é mais fácil isolar e diminuir os perigos resultantes do seu manuseamneto e dotar as instalações dos meios de segurança adequados.
  • Não armazenar os produtos químicos e líquidos perigosos em recipientes abertos. Os recipientes adequados têm de ser fechados ou ficar vazios, após a sua utilização. Deste modo, é preferível ter algum tipo de bloqueio de segurança automático.
  • Armazenar os produtos químicos e substâncias perigosas separadas e classificadas pelo respetivo risco que produzem (incêndio, corrosivo, tóxico…) e sendo muito cuidadosos com as incompatibilidades face a possíveis reações, como por exemplo, substâncias combustíveis, afastadas das oxidantes ou tóxicas.
  • Colocar os recipientes de pouca capacidade para substâncias corrosivas, como ácidos e alcalinos, separados entre si com bacias de retenção que possam conter derrames provocados por fugas ou roturas de recipientes.
  • É necessário selecionar recipientes adequados que minimizem o efeito corrosivo das substâncias armazenadas.
  • Devido à sua fragilidade, utilizar o vidro apenas para pequenas quantidades. Utilizar todo tipo de proteções e também pegas para facilitar o manuseamento dos recipientes.
  • Conservar os recipientes de plástico em locais protegidos do sol ou as baixas temperaturas para evitar que se deformem. Para além de, em caso de substâncias químicas perigosas, o recipiente de plástico ter que estar homologado.
  • Boa ventilação em armazéns, sobre tudo em locais para produtos tóxicos ou inflamáveis (que podem provocar atmósferas explosivas), assim como sistemas de drenagem que ajudem a controlar derrames de substâncias químicas.
  • Dividir e classificar as superfícies dos locais, em secções diferenciadas, identificando as substâncias e as suas quantidades. Assim que, no caso de un derrame ou incêndio, seja possível, atuar com precisão evitando desastres em maior escala.
  • O acesso a portas deve estar desempedido e devidamente sinalizado.
  • Evitar trabalhos que possam produzir calor ou faíscas perto das zonas de armazenamento, para reduzir a possibilidade de criar atmosferas explosivas.
  • Os armazéns onde são armazenadas substâncias químicas inflamáveis, devem cumprir com os requisitos básicos: evitar focos de calor, conter bloqueios resistentes ao fogo (REI 120), adotar instalação elétrica antiexplosiva (ATEX) e dispor das medidas básicas contra incêndios.
  • Trabalhar com procedimentos seguros no armazenamento e manuseamento de produtos químicos, e que os trabalhadores estejam plenamente informados dos riscos a que estão expostos.

Consulte a nossa loja online para o armazenamento de produtos químicos e substâncias perigosas:

Armazenamento de produtos químicos perigosos: Bacias de retenção, armazéns pré-fabricados para produtos químicos e resistentes ao fogo (REI 120).

Empresas ou entidades relacionadas

Denios

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial