Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Desenvolvimento sustentável

VinylPlus revela o próximo compromisso a 10 anos da indústria europeia de PVC: #TOWARDS2030

06/07/2021

No Fórum de Sustentabilidade VinylPlus (VSF) 2021 #TOWARDS2030, realizado a meados de junho, a associação europeia de fabricantes de PVC lançou oficialmente o VinylPlus 2030, o próximo Compromisso a 10 anos do setor para o desenvolvimento sustentável. A indústria do PVC conta já com cerca de 20 anos de experiência em economia circular. O VSF2021 foi realizado como um evento híbrido, em direto de Bruxelas com uma audiência online, e reuniu mais de 530 participantes de 44 países.

Imagen

Juntamente com o lançamento do próximo Compromisso, o VSF2021 celebrou a conclusão do segundo Compromisso Voluntário de 10 anos da indústria europeia do PVC e as suas principais realizações das últimas duas décadas em matéria de reciclagem do PVC, gestão de produtos, investigação e inovação e melhoria da pegada ambiental do PVC. A cerimónia de entrega do rótulo de produto VinylPlus premiou quatro empresas, a Epwin, a Finstral, a Internorm e a profine, todas parceiras da VinylPlus. O Rótulo de Produto é concedido a empresas que oferecem produtos em PVC com o mais alto desempenho de sustentabilidade. Este é o primeiro sistema de certificação reconhecido como Sistema de Certificação de Aprovisionamento Responsável dentro do BREEAM, o padrão de construção verde mais conhecido do mundo, para produtos de construção em plástico.

Refletindo sobre duas décadas de liderança em sustentabilidade e economia circular, a diretora geral da VinylPlus Brigitte Dero comentou: “A indústria europeia do PVC, unida, conseguiu muito. Embora tenhamos muito de que nos orgulhar, sabemos que estas realizações são apenas marcos no caminho para um futuro sustentável. Por conseguinte, a fim de construir um programa ainda mais ambicioso, trabalhámos ao lado da Accenture, em 2020, para um processo aberto de consulta externa com a duração de três meses, a fim de recolher contributos sobre os principais fatores de sustentabilidade, desafios e oportunidades a que a indústria do PVC deverá responder na próxima década”.

Brigitte Dero
Brigitte Dero.

Moderado pelo dditor sénior da EurActiv Frédéric Simon, o evento deste ano contou com a participação de Ondrej Knotek, deputado do Parlamento Europeu, que falou sobre a importância de reforçar a recuperação e a resiliência da indústria europeia na era pós-Covid, e Werner Bosmans, responsável político da DG ENV na Comissão Europeia, que destacou as políticas europeias sobre plásticos na economia circular, como oradores principais. Ondrej Knotek destacou que “a indústria europeia do PVC, através do VinylPlus, tem um papel a desempenhar nos esforços de renovação em grande escala, identificados pela Comissão Europeia como uma área chave para o investimento graças à sua capacidade de melhorar a pegada ambiental dos edifícios em toda a UE e de criar emprego”.

Após os discursos de abertura, foi revelado o Compromisso VinylPlus 2030. O próximo Compromisso de 10 anos da cadeia de valor do PVC identifica três ‘caminhos’: Aumentar a circularidade da cadeia de valor do PVC; Avançar para a neutralidade carbónica, minimizando a pegada ambiental do material; e Construir coligações globais e parcerias para os ODS. As três vias abrangem doze áreas-chave de ação e 39 metas que esboçam medidas concretas a serem tomadas pela indústria europeia do PVC para continuar a melhorar o desempenho do PVC em termos de sustentabilidade.

O VSF2021 #TOWARDS2030 encerrou com a cerimónia de assinatura do documento, que efetivou o lançamento do Compromisso VinylPlus 2030. A cerimónia abriu oficialmente a próxima etapa da jornada da indústria europeia unida do PVC, que se baseará nos mais de 20 anos de progresso e realizações do VinylPlus para acelerar a transição para um futuro mais sustentável e circular com objetivos ainda mais ambiciosos.

Myriam Tryjefaczka
Myriam Tryjefaczka.

Myriam Tryjefaczka, em nome dos tranformadores parceiros do VinylPlus, comentou: “Mais do que nunca, no contexto de crises ambientais e climáticas agudas, a colaboração é crucial na cadeia de valor do PVC para acelerar a mudança para uma economia circular e apoiar a mitigação das alterações climáticas. O Compromisso VinylPlus 2030 dedica investimentos em projetos técnicos para o desenvolvimento de logística inversa e tecnologias de reciclagem. Isto contribuirá para o objetivo VinylPlus de atingir 1 milhão de toneladas de PVC reciclado por ano até 2030 na Europa, em linha com as ambições da Circular Plastics Alliance, contribuindo ao mesmo tempo para os objetivos do ‘Green Deal’ europeu”.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial