Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
A Motan-colortronic é representada em Portugal pela empresa Plasequip

Dosagem gravimétrica ou volumétrica numa única plataforma

17/11/2021

A Motan-colortronic combina, pela primeira vez, a dosagem volumétrica ou gravimétrica na plataforma modular do sistema Spectroflex V.

O Spectroflex V da Motan-colortronic é um sistema dosagem volumétrica, modular e altamente flexível, para pós, pellets, triturados, flocos e fibras. A conceção modular permite uma adaptação individual otimizada e simples e a unidade de dosagem pode ser facilmente adaptada a diferentes propriedades do material.

Unidade de dosagem gravimétrica Spectroflex V (Foto: motan)

Unidade de dosagem gravimétrica Spectroflex V (Foto: motan).

Este sistema pode integrar um módulo de dosagem gravimétrica, que utiliza a mesma base do Spectroflex V, e que também é adequado para pellets, pós, triturados e flocos. Dependendo do material de alimentação e da versão da unidade, são possíveis produções de 0,7 a mais de 3.000 litros por hora com pequenas tolerâncias de dosagem. Podem ser dosados tanto materiais de fluxo livre como materiais de fluxo não livre.

Por terem a mesma base técnica, os sistemas volumétricos e gravimétricos exigem pouca formação, tanto para alterações entre materiais como entre as duas tecnologias de dosagem. Com os módulos intercambiáveis disponíveis, não é necessário tempo de limpeza para mudanças de material e a mudança de configuração é simples e rápida.

Os módulos intercambiáveis do Spectroflex podem ser alterados com apenas alguns movimentos manuais. (Foto: motan)
Os módulos intercambiáveis do Spectroflex podem ser alterados com apenas alguns movimentos manuais. (Foto: motan)

A unidade de dosagem gravimétrica é controlada pelo GRAVInet SF, um controlo compatível com a rede para um máximo de dois módulos de dosagem. As células de carga DMS estão equipadas com amplificadores independentes e interfaces CANbus, tornando-as perfeitas para utilização em ambientes de produção modernos.

Empresas ou entidades relacionadas

Motan-Colortronic GmbH
Plasequip, Lda.

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial