Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Tecnologia Tomra revoluciona central de valorização de resíduos no Brasil

24/11/2021

A tecnologia baseada em sensores da Tomra Recycling instalada na central de tratamento de resíduos sólidos urbanos (RSU) do Ecoparque Pernambuco (Brasil) possibilita uma triagem com o volume e a qualidade necessários para que este se torne numa central de valorização de resíduos em consonância com os critérios ESG.

Imagen

A Central de triagem localizada em Igarassu, ao norte de Recife (Brasil), recebe cerca de 250.000 toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) por ano, recupera mais de 12.500 toneladas de materiais recicláveis e produz cerca de 50.000 toneladas de combustível derivado de resíduos (CDR). Nesta instalação estão em operação três unidades do sistema de seleção Tomra Autosort, instalados numa linha de triagem dedicada à recuperação de plásticos, incluindo polietileno de alta densidade (PEAD), polipropileno (PP), polietileno tereftalato (PET) e filme de polietileno (PEBD), garantindo o processamento em alta velocidade, grande volume e atingindo elevados níveis de pureza das frações finais desejadas.

O material de entrada geral - resíduo em bruto - é submetido a diversos processos mecânicos como abertura de sacos, peneiramento, triagem manual, separação balistica, que separa o material em diferentes fluxos de material, em três unidades Autosort. Como parte deste processo, os sistemas de seleção ejetam polímeros plásticos por tipo de material e posteriormente o material é selecionado manualmente, por cores.

A sofisticada tecnologia de seleção por infravermelho próximo Autosort, da Tomra, é capaz de identificar e separar com precisão e rapidez diferentes materiais de acordo com propriedade específica, extraindo frações finais de alto valor e alta pureza que geram preços de mercado mais altos. No total, a fábrica do Ecoparque Pernambuco tem capacidade de processar 35 impressionantes toneladas por hora (tph) de resíduos sólidos urbanos de residências e empresas da região.

A sofisticada tecnologia de seleção por infravermelho próximo Autosort, da Tomra...
A sofisticada tecnologia de seleção por infravermelho próximo Autosort, da Tomra, é capaz de identificar e separar com precisão e rapidez diferentes materiais de acordo com propriedade específica.

Nielson Ximenes, diretor industrial, comenta: “O Ecoparque-PE foi a primeira instalação de triagem mecanizada com produção de CDR a partir do lixo urbano bruto a entrar em atividade na America Latina. A equipa da Tomra participou no arranque da fábrica, proporcionando formação em triagem e em operação dos equipamentos a todos os colaboradores”.

Carina Arita, gerente comercial da Tomra no Brasil, acrescenta: “A Tomra tem dedicado os últimos 10 anos às soluções de triagem baseada em sensores, e estamos muito felizes por termos sido escolhidos pelo Ecoparque-PE para instalar a nossa tecnologia nessa instalação inovadora e disruptiva para o mercado brasileiro, que não apenas valoriza os recicláveis com grande escala e qualidade, mas também está preparada com flexibilidade capaz de se adaptar a quaisquer mudanças do mercado no futuro.”

Rafael Escudeiro, gerente de serviço, comenta: “O maior desafio na implantação dos equipamentos do Ecoparque-PE foi a customização necessária para o resíduo brasileiro de modo que a fábrica alcançasse o desempenho desejado pelo cliente. E todo esse trabalho foi possível porque a Tomra conta com engenheiros locais, brasileiros e treinados para fazer todo o tipo de assistência técnica.”

E Alexandre Menelau, gestor do projeto, conclui “Uma fábrica mecanizada precisa de tecnologia para que os resíduos sejam separados adequadamente, em velocidade e volume que dê sustentabilidade à fábrica. Com a implantação desta unidade de tratamento deixamos de ser um aterro e passamos a ser uma Central de Valorização de resíduos em consonância com a tendência ESG que hoje é amplamente divulgada e absorvida por nossos clientes.”

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial