A Sabic anunciou, recentemente, os resultados de um estudo sobre o design de janelas laterais traseiras de veículos, que explorou distintas vantagens das resinas de policarbonato (PC) Lexan para criação de um estilo diferenciado, consolidação de componentes, integração de funções e melhoria da aerodinâmica. Em Portugal, o Lexan é distribuído pela AGI - Augusto Guimarães & Irmão.
O relatório revela várias novas oportunidades para aumentar significativamente a liberdade de design, controlar custos e reduzir o peso, substituindo o vidro tradicional por resinas Lexan transparentes e resistentes ao impacto. O estudo detalhado, conduzido por engenheiros e designers da Sabic, baseia-se na longa e profunda história da empresa em tecnologia de glazing para a indústria automóvel. Além da vigia lateral traseira, a equipa da Sabic produziu conceitos de design elegantes para janelas laterais traseiras. Os dados estão disponíveis para corroborar a viabilidade desses projetos, os quais podem usar métodos de processamento tradicionais e operações secundárias.
“À medida que as tendências da indústria, como a eletrificação de veículos, continuam a evoluir, a Sabic continua a identificar novas oportunidades para nossos materiais mudarem radicalmente o estilo automóvel, ao mesmo tempo que abordam os desafios constantes de redução de peso e de sustentabilidade”, disse Abdullah Al-Otaibi, diretor geral, ETP & Market Solutions, Sabic. “Os conceitos mais recentes do nosso estudo visam inspirar novos e interessantes designs de janelas que atendam a essas necessidades, combinando uma elevada estética com desempenho prático e métodos de processamento convencionais. As resinas Lexan da Sabic têm um histórico consolidado em aplicações de glazing automóvel e continuamos a trabalhar com os nossos clientes para fornecer de forma proativa ideias e inovações de ponta que possam beneficiar os OEMs e os consumidores.”
Muitos dos novos conceitos Sabic apresentam a resina Lexan usada em revestimentos curvos que se conectam perfeitamente a outras partes do veículo, integrando a iluminação traseira, puxadores de porta, acabamento da coluna D e até mesmo tetos solares. Integrações e curvaturas complexas como estas, normalmente, não podem ser obtidas com vidro. Integrações de peças e funções podem aprimorar a aerodinâmica para melhorar a economia de combustível e a eficiência e a autonomia da bateria de veículos elétricos (EV). Elas também criam um formato altamente aerodinâmico para o veículo.
Um conceito de vigia lateral traseira (1A) integra um separador de fluxo de ar para maior eficiência aerodinâmica e incorpora traços de estilo para adicionar apelo visual. Outro conceito (1D) integra um indicador de nível de carga da bateria elétrica EV iluminado dentro da janela. Como alternativa, a vigia lateral traseira pode integrar um tipo diferente ou mais distinto de indicador ou uma exibição de luz de boas-vindas acesa.
Noutro caso (1F), a Sabic criou uma vigia lateral traseira com uma curvatura 3D expressiva que envolve suavemente a coluna D no teto solar e desce para a parte traseira. Este conceito combina a janela com as luzes traseiras. Uma variação (1H) neste design da vigia lateral traseira apresenta um painel elevado cobrindo a área da coluna D. Este reforço de janela pode ser criado na mesma cor da estrutura para dar um efeito de coluna flutuante e pode até ser trocado pelo consumidor por um painel diferente com uma cor ou efeito especial.
Imagem 2D.
Embora o vidro tenha dominado o setor de glazing automóvel por anos, principalmente devido ao seu baixo custo para componentes curvos simples, grandes avanços, como os veículos elétricos (EVs), estão a levar a indústria a repensar o design dos carros. No processo, materiais tradicionais, como o vidro, têm sido reavaliados e cada vez mais substituídos por plásticos de engenharia mais seguros, leves e de alto desempenho. O glazing para policarbonato da Sabic oferece vantagens excecionais em relação ao vidro, começando por um peso significativamente mais leve. Com o policarbonato, os designers ganham a liberdade de criar formas curvas, ângulos acentuados e outras configurações que não poderiam ser obtidas com o vidro. Tecnologias consolidadas, como a moldagem por injeção bicomponente (2K) e tricomponente (3K), podem ser utilizadas para produzir essas geometrias. A Sabic investiu no desenvolvimento de um teto solar moldado por injeção 3K para expandir o conhecimento em moldagem de grandes peças transparentes e semitransparentes.
Além disso, o policarbonato possui uma reciclabilidade superior ao vidro, material que acarreta elevados custos de transporte e que pode contaminar o fluxo de reciclagem com fragmentos quebrados. A Sabic está empenhada em estabelecer parcerias com as indústrias ao longo da cadeia de abastecimento para explorar a reciclagem química de resinas de policarbonato usadas nas vigias laterais traseiras e nas janelas traseiras.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa