Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Tomra Recycling: triagem de resíduos mistos aumenta reciclagem na Noruega

20/12/2021

A Tomra e a IVAR IKS, uma central de tratamento de resíduos urbanos norueguesa, demonstraram que a triagem de resíduos mistos é uma alternativa viável à recolha seletiva. Depois de interromper a recolha seletiva na sua região, poupando recursos ao município, a IVAR aumentou as taxas de recuperação de materiais de 28% para 82% e atingiu taxas de reciclagem de 56,4%, cumprindo assim as metas da UE para 2025 antes de tempo. Hoje, a IVAR ocupa o primeiro lugar no processamento de RSU em volume.

A IVAR gere os resíduos urbanos de 10 municípios com uma população aproximada de 325.000 habitantes

A IVAR gere os resíduos urbanos de 10 municípios com uma população aproximada de 325.000 habitantes.

Situada em Forus, entre as cidades de Stavanger e Sandnes no sudoeste da Noruega, a IVAR gere os resíduos urbanos de 10 municípios com uma população aproximada de 325.000 habitantes. Com a sua avançada estação de triagem de resíduos sólidos municipais, a empresa recupera grandes volumes de materiais recicláveis antes da incineração, reduzindo as emissões de CO2 e a dependência global de material virgem, fornecendo conteúdo reciclado de alta qualidade para novos produtos e embalagens.

Quando as metas locais e internacionais de reciclagem se tornaram cada vez mais rigorosas, a IVAR reconheceu a necessidade de melhorar os seus métodos de gestão de resíduos e decidiu examinar mais de perto o potencial oculto dos resíduos gerados na região.

A empresa procurou a consultoria da Tomra para encontrar a abordagem mais eficaz e ecologicamente correta para a gestão de resíduos. Para identificar as oportunidades na separação de resíduos mistos e avaliar o seu potencial de desempenho, a IVAR enviou amostras de RSU da região para a instalação de testes da Tomra na Alemanha. Lá, esses materiais foram submetidos a extensos testes nas máquinas de seleção da empresa. A análise de teste mostrou que, enquanto a recuperação de papel de fluxos de RSU teve um desempenho razoavelmente bom, a recuperação de plásticos apresentou oportunidades de melhorias. A análise do teste revelou que o lixo doméstico continha grandes quantidades de plástico reciclável, embora devesse ser descartado separadamente. A equipa considerou a análise como uma clara orientação de ação concreta para o futuro.

Abraçando novas oportunidades

Da análise efetuada resultou um novo plano de negócios e a construção de uma nova estação de triagem de resíduos mistos totalmente automatizada, composta por novas instalações de seleção de plásticos e triagem de papel, além da eliminação da recolha seletiva de plásticos naquela região. Antes recolhidos separadamente, os plásticos agora também são descartados no contentor cinzento e recuperados nas novas instalações. Como consequência, apenas os rejeitados da estação são transportados para a fábrica de geração de energia e usados para a produção de eletricidade e para sistemas de aquecimento remoto. Em suma, os materiais descartados pelo município voltam a ser valorizados da forma mais otimizada.

O projeto de construção do novo centro começou no final de 2014, com a Sutco Recycling Technik a ser selecionada como fornecedora da estação combinada de resíduos e separação de papel da IVAR. A Sutco, por sua vez, selecionou a Tomra Recycling como parceira do projeto para equipamentos de triagem. Desde que a nova instalação começou a operar em janeiro de 2019, 22 unidades de triagem Autosort de última geração da Tomra separam plásticos (PET, PS, PEBD, PEAD, PP) e papel (mistos de papel, papelão, embalagens de bebidas) dos resíduos mistos (contentores cinzentos) recolhidos no município. Além disso, são também recuperados metais como o alumínio e o aço.

“Estamos muito satisfeitos com a oportunidade de apoiar a IVAR no planeamento do novo centro, fornecendo o nosso mais recente equipamento de triagem baseado em sensores e acompanhando um projeto tão emocionante e revolucionário”, comenta Oliver Lambertz, vice-presidente da Tomra Recycling e diretor de Desenvolvimento de Negócios. Combinando os mais avançados processos, equipamentos e tecnologias de triagem, a estação de triagem de resíduos estabeleceu os seguintes objetivos: selecionar quase todos os plásticos PE, PP, PS ou PET adequados para a reciclagem (mecânica); recuperar 95% das frações identificadas; e obter taxas de pureza de 95-98%.

A nova central de viagem conta com 22 unidades de triagem Autosort de última geração da Tomra

A nova central de viagem conta com 22 unidades de triagem Autosort de última geração da Tomra.

De resíduos mistos a frações recicláveis

Os resíduos gerados pelos municípios que a IVAR atende contêm grande quantidade de materiais valiosos e recicláveis que, na sua forma mais pura e homogénea, podem ser posteriormente processados, reciclados e reintroduzidos no mercado como reciclados de alta qualidade. Hoje, a IVAR processa 40 toneladas de RSU por hora, a partir dos quais papel, plásticos, metais e resíduos são separados em várias etapas:

Pré-seleção

Uma vez que o material recolhido é alimentado na estação, os itens de tamanho superior a 350 mm são classificados por uma peneira vibratória finger e triturados em pedaços menores antes que duas peneiras rotativas separem o material em três granulometrias: 0-60 mm; 60-150 mm; e 150-320 mm. Numa segunda etapa, as máquinas Autosort da Tomra recuperam 90% das frações de plástico de tamanho médio (60-150 mm) e grande (150-320 mm) antes de extrair o papel misturado. Finalmente, os ímãs e separadores indutivos removem os metais não ferrosos e ferrosos.

Recuperação de plásticos e papel

Após a pré-seleção, os plásticos são classificados por tipo de material. Primeiro, os separadores balísticos separam o filme plástico dos plásticos rígidos. Posteriormente, 14 máquinas Autosort realizam a separação de plásticos rígidos em PP, PEAD, PS, PET e criam uma fração limpa de filme plástico PEBD. Para aumentar ainda mais os níveis de pureza, essas frações de material limpo passam por uma segunda etapa de seleção, também realizada por máquinas Autosort, para remover os contaminantes restantes. As frações finais de PS e PET de alta qualidade são então embaladas em fardos específicos para o tipo de material e enviadas para diferentes fábricas de reciclagem mecânica na Europa. PEBD, PEAD e PP são lavados, secos e peletizados na fábrica da Forus.

Ao mesmo tempo, a fração mista de papel, bem como a alimentação mista de papel e papelão proveniente da recolha seletiva, é processada numa linha de triagem separada. Das 23.250 toneladas de papel separadas por turno, 95,7% do material alimentado é transformado em quatro produtos de papel vendáveis, como o De-ink, cartão ondulado, Tetra Pak e papelão.

A máquina Autosort permite identificar e separar de forma precisa e rápida diferentes materiais por tipo e cor
A máquina Autosort permite identificar e separar de forma precisa e rápida diferentes materiais por tipo e cor.

Liderando o caminho com a tecnologia Tomra

Quando a Tomra foi selecionada como fornecedora de tecnologia da estação de triagem de resíduos da IVAR, ficou claro que era necessária a mais avançada tecnologia de triagem baseada em sensores. Especificamente, a Tomra forneceu 22 das suas máquinas Autosort de última geração para extrair papel e plásticos do lixo doméstico.

Este equipamento conta com tecnologia e recursos de ponta que o tornam único no mercado. Equipada com tecnologia de seleção por infravermelho sofisticada, que combina infravermelho próximo (NIR) e espectrómetro visual (VIS), a máquina pode identificar e separar de forma precisa e rápida diferentes materiais por tipo e cor. Na Forus, as máquinas Autosort classificam o papel em três e os plásticos em seis frações-alvo. A sua precisão de seleção baseia-se principalmente na tecnologia integrada e patenteada Flying Beam, que distribui uniformemente a luz por toda a esteira transportadora, faz a leitura e analisa todo o material que passa pelo scanner. O sensor envia o respetivo sinal para os blocos de válvula da máquina, que transformam as informações do scanner em ação, tanto ejetando quanto descartando itens lidos.

Rudolf Meissner, responsável pela supervisão dos sistemas de seleção de resíduos da IVAR, afirmou: “Os separadores e a consultoria da Tomra convenceram-nos desde o início. Como verificámos em primeira mão, eles são uma ferramenta essencial para a separação automatizada de resíduos, operando com alto rendimento e gerando altos níveis de eficiência e pureza - a meta que todos centros de triagem procuram atingir e a razão pela qual essas máquinas definitivamente pertencem a qualquer instalação moderna de triagem e reciclagem. Combinado com o seu serviço confiável, podemos transformar o nosso processo de separação de resíduos numa atividade económica e competitiva”.

Ao iniciar as operações em 2019, a IVAR definiu uma meta geral para recuperar quase todos os tipos de plástico (PE, PP, PS, PET) e uma meta mais concreta para atingir taxas de pureza de 95-96% em PEBD, PP, PEAD, PS e PET. Graças às máquinas de seleção ultraprecisas, o objetivo da estação logo se tornou realidade, com taxas de pureza de até 98% alcançadas. Quanto ao papel, estudos de seleção mostraram que mais de 85% de todas as embalagens cartonadas de bebidas encontradas no lixo doméstico foram separadas com sucesso.

Uma nova vida para plásticos

Após a extração dos recicláveis do fluxo de alimentação, as frações selecionadas passam por um extenso processo de reciclagem no local. Os fardos homogéneos de PET e PS, bem como metais ferrosos e não ferrosos, são vendidos a recicladores europeus e as poliolefinas (PEBD, PEAD e PP) são fragmentadas em flakes, lavadas a quente, secas e peletizadas no local antes de serem vendidas como commodities industriais. Milhares de toneladas de PE e PP recuperadas de RSU foram desviadas da incineração para serem integradas na produção de reciclados PO de alta qualidade.

Os resíduos de PEBD, PEAD e PP são fragmentados, lavados a quente...
Os resíduos de PEBD, PEAD e PP são fragmentados, lavados a quente, secos e peletizados na central antes de serem vendidos como commodities industriais.

Reduzir o impacto ambiental

O estudo de caso da IVAR prova que a triagem pode preservar os materiais recicláveis que antes eram incinerados e contribuir fortemente para a proteção do clima. Antes da inauguração da nova central de triagem, o índice de recuperação a partir da recolha seletiva na região abrangida pela IVAR era alto: 65% dos resíduos recolhidos nos municípios eram separados. No entanto, com a estação em pleno funcionamento, as taxas de recuperação de recicláveis chegam a 74%.

De uma perspetiva ambiental, a separação, recuperação e reciclagem de plásticos de fluxos de resíduos urbanos - em vez de depender apenas de sistemas de coleta seletiva - leva a uma redução de duas vezes nas emissões de CO2. Primeiro, menos plásticos, que vêm com alto poder calorífico, mas baseados em carbono fóssil, são incinerados. Em segundo lugar, o fornecimento de plásticos reciclados de alta qualidade reduz a necessidade de extração primária. Assim, a ação da IVAR contribui para a implementação da economia circular, resultando na redução de 33.000 toneladas métricas de emissões de CO2 por ano, o que equivale a retirar 20.000 carros movidos a combustível fóssil das estradas.

Um olhar para o passado e para o futuro

Os resultados mostraram claramente que a separação de RSU antes da incineração traz vários benefícios: na Noruega, a necessidade da recolha seletiva de embalagens de plástico e os custos associados foram eliminados e, ao mesmo tempo, a IVAR passou a fornecer material reciclado para novos produtos e embalagens, ao mesmo tempo que reduziu consideravelmente a sua pegada de CO2. Além disso, os parceiros já começaram a investigar se o vidro e os biorresíduos poderiam ser extraídos com lucro da fração de finos (0-60 mm).

Automatizar o processo de seleção com a tecnologia mais recente contribuiu fortemente para esta mudança. No entanto, os parceiros estão convencidos de que a automação apenas complementa a triagem de resíduos, mas nunca substituirá os sistemas locais de recolha seletiva. Em vez disso, os componentes da gestão ideal de resíduos devem andar de mãos dadas - da coleta à separação de resíduos mistos e à reciclagem - para ter o maior impacto sobre o quanto reciclamos. Na Noruega, vemos que funciona.

Graças aos equipamentos da Tomra, milhares de toneladas de PE e PP recuperadas de RSU escaparam à incineração e deram origem a reciclados PO de alta qualidade

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial