Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Associação alemã IVK adverte para a situação das empresas do setor

Sob pressão: fabricantes de plásticos enfrentam elevados preços de energia e matérias-primas

12/01/2022
No final de 2021, a indústria do PVC já estava a enfrentar uma situação difícil de abastecimento e aumentos contínuos de preços no mercado. Os preços da eletricidade e do gás estão a subir a um ritmo alarmante. A situação atinge duramente toda a cadeia de valor da indústria do plástico, como aponta a IVK Europe e.V.
Imagen

A situação de abastecimento de cloreto de polivinilo e outros polímeros continua difícil: os fabricantes de plásticos enfrentam continuamente grandes desafios devido à grave escassez de matérias-primas importantes e ao aumento contínuo dos preços.

Para além do estrangulamento no mercado das matérias-primas, os preços do gás e da energia estão a subir em todo o mundo, com consequências dramáticas para toda a cadeia de valor da indústria do plástico. Segundo a Associação Alemã da Indústria Química (VCI), os preços da eletricidade e do gás quadruplicaram no último ano[1]. O aumento dinâmico dos preços da energia é alarmante.

“O mercado das matérias-primas relevantes para as empresas membros da IVK Europe, como o PVC, plastificantes e aditivos, atingiu um ponto crítico. Continuam a ocorrer encerramentos temporários de instalações de produção. Além disso, continuamos a enfrentar uma falta de importações da América do Norte e da Ásia. Para as empresas membros, o colapso das margens é dramático”, refere a IVK Europe em comunicado.

Devido a esta situação precária, as empresas são obrigadas a alargar os prazos de entrega, diminuir as quantidades entregadas e, em alguns casos, até mesmo recusar encomendas. A situação está a obrigar muitos a aumentar os preços dos seus produtos.

As previsões apontam para que esta situação se mantenha nos próximos meses.

Sobre a IVK Europe e.V.

A IVK Europe e.V. (Industrieverband Kunststoffbahnen) representa os interesses das empresas europeias que produzem películas e folhas de PVC flexível ou rígido, bem como tecidos revestidos com PVC. As 19 empresas membros da IVK Europe geram um volume de negócios anual de cerca de 2 mil milhões e mais de 12.000 postos de trabalho. A IVK Europe trabalha em estreita colaboração com o VinylPlus, o Compromisso Voluntário para o desenvolvimento sustentável da indústria europeia do PVC. Mais informações em www.ivk-europe.com ou info@ivk-europe.com.

1 Energiepreise explodieren - Verband der Chemischen Industrie e.V. (VCI)

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial