Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Tomra Recycling celebra parceria com a GM&C, o maior processador de resíduos eletrónicos da América Latina

26/01/2022

A Tomra Recycling Brasil assinou recentemente um acordo de parceria com a GM&C, o maior processador de resíduos eletrónicos do Brasil. O acordo tem especial relevância, dado que se trata de uma linha inédita para valorização de resíduos elétricos e eletrónicos com foco na separação de metais.

Os responsáveis pela Tomra Recycling Brasil, GM&C e Grupo Fragmaq chegaram a acordo para aumentar a valorização de resíduos elétricos e eletrónicos...
Os responsáveis pela Tomra Recycling Brasil, GM&C e Grupo Fragmaq chegaram a acordo para aumentar a valorização de resíduos elétricos e eletrónicos, uma iniciativa inédita no Brasil.

A união foi celebrada entre três partes: GM&C, a maior empresa de soluções em logística reversa e reciclagem da América Latina, a Tomra Recycling, a maior produtora de sistemas de separação ótica do mundo e o Grupo Fragmaq, o maior fabricante de trituradores e soluções para resíduos do país.

A GM&C, localizada em São José dos Campos, conta com 19 anos de experiência no mercado de logística reversa e reciclagem de produtos eletrónicos. Com um foco constante em pesquisa, inovação e tecnologia para separação de metais, a empresa é a maior da América Latina em capacidade de processamento, bem como, em tecnologias de ponta na separação de metais. No ano de 2018, a GM&C chegou ao número de 20 mil toneladas de resíduos eletrónicos recolhidos e processados em todo o Brasil, liderado pelo Sudeste com 68% deste volume, seguido do Sul e demais regiões. O produto recuperado é reciclado e volta para a cadeia de abastecimento, impulsionando a economia circular.

Esta linha inédita contará com o equipamento Finder da Tomra Recycling. Este equipamento é especializado em separar eficientemente frações de metais de alta pureza, até mesmo das frações mais difíceis em termos de composição, granulometria, mistura de resíduos e fluxos de metais.

A fábrica da GM&C está localizada em São José dos Campos, Brasil

A fábrica da GM&C está localizada em São José dos Campos, Brasil.

Com a revolucionária tecnologia de processamento de imagens Suppixx da Tomra, os clientes beneficiam de um elevado nível de resolução, possibilitando identificar partículas finas com ótima precisão e, posteriormente, separá-las com um alto grau de pureza. Com deteção de recorrência na esteira, o Supixx garante que aos operadores alta capacidade e resultado de qualidade superior constante. Flexibilidade modular e reconhecimento inteligente de objetos (IOR) significa que o Finder pode ser adaptado em várias aplicações dentro dos segmentos de recuperação de metais, inclusive recuperação de cabos e fios e seleção de aço-inox, assim como a reciclagem de polímeros, incluindo a separação de PS/ABS/PE/PP entre outros.

Para Carina Arita, diretora comercial da Tomra Brasil, “é uma alegria firmar essa parceria com a GM&C pela relevância que eles tem no mercado, além da oportunidade de estabelecer a nossa primeira referência de seleção por sensores aplicada ao tratamento de resíduos elétricos e eletrónicos no Brasil. Esta é uma aplicação consolidada na Europa e Estados Unidos, mas que ainda não tínhamos no Brasil”.

Carina Arita, diretora comercial da Tomra Brasil
Carina Arita, diretora comercial da Tomra Brasil.
Por seu lado, Marcelo Oliveira, CEO da GM&C, segue a mesma linha de pensamento: “estamos muitos felizes com esta parceria. O mercado mundial reconhece a qualidade do produto que a Tomra oferece e como agrega valor”. O responsável vai mais longe e explica: “está no nosso DNA a utilização de tecnologias de ponta na separação de metais e nos últimos anos estamos focados na valorização de resíduos e entendemos que estas tecnologias nos darão mais condições de negociar com os nossos parceiros finais que transformam a matéria-prima em produtos”.
Marcelo Oliveira, CEO da GM&C
Marcelo Oliveira, CEO da GM&C.

Já Hélio Júnior, diretor da Fragmaq, fala numa parceria de sucesso. “A GM&C oferecerá ainda mais a possibilidade de os seus clientes colocarem em pratica a economia circular. Investir em novas tecnologias reforça o compromisso da GM&C com a agenda ESG”. O diretor da Fragmaq reforça ainda o impacto que a tecnologia da Tomra vai ter no dia-a-dia: “utilizando os equipamentos Tomra, a GM&C contribuirá ainda mais para que, de facto, a economia circular aconteça, já que terá um nível de separação ainda maior e uma significativa redução de rejeitados.

O mercado global de equipamentos eletrónicos tem crescido a uma velocidade bastante alta e o Brasil não é exceção. Para Carina Arita, este é um mercado que faltava ser desenvolvido pela Tomra no Brasil. “A Tomra é líder no mercado brasileiro nos segmentos de reciclagem de resíduos e de plásticos, e faltava avançar no segmento de resíduos eletrónicos. O principal benefício é a valorização dos metais e dos plásticos contidos nesse fluxo de resíduo, sendo realizada de forma eficiente, com alta capacidade de processamento e alta qualidade de produtos, e portanto promovendo economia circular, ganho de escala e fluidez no processo”.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial