A Sabic divulgou recentemente um projeto de colaboração com a Dongfeng Motors, um dos maiores fabricantes de camiões da China, que consiste no desenvolvimento de uma nova solução híbrida de compósito plástico para produção de caixas de ferramentas robustas e leves para camiões.
A aplicação consiste numa combinação da resina Stamax da Sabic, um polipropileno (PP) de fibra de vidro longa, e inserções de laminados de compósito de fibra de vidro contínua por meio de um único processo de sobre injeção. A peça acabada é até 30% mais leve em comparação com uma peça em aço projetada de forma semelhante e o uso da solução permite que a Dongfeng se beneficie das eficiências de produção decorrentes.
“Esta solução de compósito de plástico é um ótimo exemplo de como a Sabic ajuda os clientes do setor automóvel a aumentar as opções de design e simplificar a produção para que possam atingir os seus objetivos”, disse Abdullah Al-Otaibi, diretor do segmento ETP & Market Solutions da Sabic. “Ao combinar dois materiais diferentes, a nossa solução melhora o desempenho e a processabilidade. Agora que esta tecnologia de compósito foi validada e está a ser produzida em massa com a Dongfeng, vemos que muitas outras aplicações automóvel poderiam beneficiar desta solução e estamos empolgados em ajudar os fabricantes a aproveitar essas oportunidades”.
Além das caixas de ferramentas para camiões, as aplicações automóvel para esta solução híbrida com a resina Stamax podem incluir portas traseiras, assentos, módulos dianteiros e compartimentos de bateria para veículos elétricos.
O uso desta solução de compósito de plástico pode permitir que os fabricantes não apenas reduzam o peso, mas também diminuam as emissões de carbono, controlem os custos por meio de eficiências de produção e alcancem um maior desempenho.
A solução híbrida da Sabic combina a resina Stamax com inserções de compósitos termoformados feitos de fita de polipropileno (PP) reforçada com fibra de vidro unidirecional (UD) da Qiyi Tech, uma empresa com sede na China dedicada ao desenvolvimento e produção de materiais compósitos termoplásticos reforçados com fibra contínua.
As inserções de laminado são pré-aquecidas antes de serem colocadas na ferramenta e serem sobre injetadas com a resina Stamax numa única operação. As inserções adicionam rigidez e resistência a áreas críticas da peça, permitindo o uso de geometrias de parede fina que podem reduzir o peso.
Em comparação com o aço, material convencional para aplicações de caixa de ferramentas de camião, a solução híbrida de compósito de plástico da Sabic expande as opções de design, permite a consolidação de peças e evita operações secundárias que podem aumentar os custos e impedir a produção de alto volume.
A solução de compósitos plásticos reduz o peso da caixa de ferramentas em aproximadamente 30% (de 6 a 4 kg) sem sacrificar a rigidez, robustez ou resistência necessária para esta aplicação.
As resinas Stamax apresentam densidade 10-25% menor do que alguns materiais concorrentes, ideal para a redução de peso. As suas propriedades incluem alta rigidez e resistência ao impacto, excelente desempenho estrutural e fluxo fácil para peças de paredes finas.
Em Portugal, a Sabic é distribuída pela AGI-Augusto Guimarães & Irmão Lda.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa