Da colaboração entre a Sabic e a Polivouga nasceu um novo e inovador projeto Trucircle destinado a reutilizar resíduos de plástico pós-consumo recolhidos em vias fluviais, a cerca 50 km do mar.
A embalagem flexível, desenvolvida para o Grupo Nueva Pescanova, destina-se a alimentos congelados e é a primeira, a nível mundial, a utilizar o polietileno circular certificado da Sabic produzido a partir de plástico recuperado nas praias e zonas costeiras (OBP). O lançamento da nova embalagem está previsto para 8 de junho, o Dia Mundial dos Oceanos 2022.
Através da reciclagem avançada, a Sabic transforma o plástico OBP numa matéria-prima alternativa que é depois utilizada para produzir polímeros circulares certificados, nomeadamente LLDPE (polietileno linear de baixa densidade) e LDPE (polietileno de baixa densidade). Posteriormente, a Polivouga transforma-os em filme para embalagem flexível e, finalmente, a Nueva Pescanova embala os seus produtos do mar congelados em bolsas feitas a partir desta película.
Esta colaboração é o primeiro projeto Trucircle da Sabic com recurso a plástico OBP transformado em polietileno circular certificado. “Esta solução de embalagem circular é muito interessante”, diz Sami Al-Osaimi, vice-presidente de PE & Vendas da Sabic, “demonstra que o plástico que poderia acabar nos nossos mares pode ser reintegrado num fluxo circular de material a ser convertido em embalagens alimentares de alta qualidade. Além disso, vem reforçar o compromisso de Sabic com o Objetivo 14 de Desenvolvimento Sustentável da ONU para a vida subaquática”.
“Enquanto distribuidores de alimentos provenientes do mar, temos uma grande responsabilidade de cuidar dos oceanos, dos ecossistemas dos quais depende a nossa atividade e dos quais devemos cuidar em conjunto. Com esta iniciativa iremos evitar que estes resíduos plásticos cheguem ao ambiente marinho, dando-lhe uma nova vida. Estabelecemos o objetivo de tornar 100% das nossas embalagens recicláveis até 2025 e, através desta ação, daremos mais um passo para o conseguir", diz Ignacio González, CEO do Grupo Nueva Pescanova.
A solução baseada em plástico OBP é certificada pelo programa Zero Plastic Oceans e pela ISCC PLUS. Isto significa que o fluxo de materiais é controlado e rastreado desde o plástico ligado ao oceano até à embalagem final de acordo com um conjunto de normas pré-definidas e transparentes.
O projeto reafirma a nossa jornada determinada com a Sabic para impulsionar a circularidade na nossa indústria e leva-o um passo em frente ao permitir-nos oferecer aos nossos clientes produtos de película flexível premium agora também baseados em resíduos plásticos mistos que de outra forma poluiriam os nossos mares e cursos de água", acrescenta Tiago Barros, CEO da Polivouga. Para além de oferecerem um produto de poliolefinas aprovado para o contacto com alimentos, estas películas de PE de plástico OBP garantem a mesma resistência ao rasgo e à perfuração que as estruturas de embalagem de PE concorrentes feitas de resinas de PE fósseis virgens.
“O projeto reafirma a jornada que empreendemos com a Sabic para atingir a circularidade na nossa indústria e leva-a mais longe, permitindo-nos agora fornecer aos nossos clientes embalagens flexíveis de primeira qualidade, baseadas em resíduos plásticos mistos que de outra forma poderiam poluir os nossos mares e cursos de água”, acrescenta Tiago Barros, CEO da Polivouga. “Para além de fornecerem um produto de poliolefina aprovado para contacto alimentar, estas películas de PE de plástico oceânico garantem a mesma resistência ao rasgo e à perfuração que as estruturas de embalagem de PE concorrentes feitas de resinas de PE fósseis virgens”.
Os polímeros circulares certificados da Sabic fazem parte do portfólio Trucircle da empresa e dos serviços para soluções circulares. A oferta também inclui design para a reciclabilidade, produtos mecanicamente reciclados, polímeros renováveis certificados a partir de matérias-primas biológicas e iniciativas de ciclo fechado para reciclar novamente o plástico em aplicações de alta qualidade e ajudar a evitar que plásticos usados valiosos se tornem resíduos.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa