A empresa petroquímica SCG Chemicals PCL (SCGC), sediada na Tailândia, anunciou esta semana a conclusão do negócio de aquisição de 70% do capital da Sirplaste, o maior reciclador de plásticos nacional, com uma capacidade anual de 36.000 toneladas e forte presença nos mercados internacionais.
Em comunicado, a SCGC refere que esta operação teve como principal objetivo “aumentar a capacidade de produção da empresa e melhorar a qualidade da oferta, marcando simultaneamente a entrada nos mercados de Reciclado Pós-Consumo (PCR) de Alta Qualidade em Portugal e na Europa sob a marca SCGC Green Polymertm”.
Refere-se ainda que esta “aquisição é uma resposta à crescente procura de plástico reciclado na Europa, servindo a necessidade dos clientes multinacionais”. De acordo com a consultora NexantECA, em 2021 foram processadas 3,7 milhões de toneladas deste tipo de plástico e prevê-se que este mercado cresça a uma taxa de 10,6% anualmente durante os próximos 5 anos.
Tanawong Areeratchakul, CEO e presidente da SCGC, revelou que este é um passo significativo no objetivo da SCGC de se tornar na ‘Empresa Química para a Sustentabilidade’, através da adesão aos princípios da economia circular. “Reconhecemos o potencial da Sirplaste, líder na indústria de fabrico de plásticos reciclados em Portugal com mais de 40 anos de experiência profissional, para facilitar a colaboração futura através de intercâmbios tecnológicos. Adicionalmente, a aquisição ofereceria oportunidades de negócio para a SCGC em que a SCGC ganharia a atual base de clientes da Sirplaste em Portugal e noutros países europeus com um roteiro de expansão da capacidade da placa de identificação de 36.000 toneladas por ano para servir o mercado de plástico reciclado em expansão".
Ricardo Pereira, CEO da Sirplaste, reforçou que “a SCGC e Sirplaste seguem práticas comerciais semelhantes, uma vez que ambas valorizam a eficiência de recursos. Esta colaboração irá aumentar o potencial dos plásticos reciclados e permitir-nos-á atingir uma base de clientes mais vasta. A Sirplaste está há muito empenhada em criar PCR para os principais fabricantes mundiais de embalagens e em investir em tecnologia de ponta. Além disso, é certificada pela EuCertPlast, uma norma europeia que verifica que as fontes de matérias-primas para o fabrico de resina plástica reciclada são desenvolvidas a partir de plástico pós-consumo de fonte responsável. Esta abordagem contribuirá para reduzir os resíduos de plástico, criando novo valor para o plástico pós-consumo, e estabelecendo uma verdadeira sustentabilidade para as empresas e para o planeta”.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa