Folhadela Rebelo, Lda.
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Morreu Marcel de Botton

24/04/2022

Conhecido como fundador da Logoplaste, Marcel de Botton foi também um dos pioneiros na produção de plásticos em Portugal. Esteve na génese de entidades como o PIEP, a Sociedade Ponto Verde ou a EuPC e foi, durante 26 anos, presidente da Associação Portuguesa da Indústria de plásticos (APIP). Morreu no sábado, dia 23 de abril, aos 96 anos.

Imagen

Marcel de Botton nasceu em São Paulo, Brasil, a 9 novembro de 1925, tendo chegado a Portugal com a família em 1940, após 15 anos em Paris. Uma década depois, assumiu a responsabilidade pela produção na Sotancro – fábrica propriedade do pai que, à data, produzia ampolas de vidro. Em 1956 comprou a sua primeira máquina para produção de artigos em plástico, contra as recomendações do pai, para quem este material não tinha futuro.

Em 1958, inaugurou a Fábrica de Plásticos Titan, que acabaria por vender por apenas 1 dólar em 1975, no conturbado período pós-revolução. Um ano depois, recomeçou de novo e, com a ajuda do filho, Filipe de Botton, criou a Logoplaste para dar corpo a uma ideia revolucionária: construir pequenas fábricas de produção de embalagens de plástico rígidas junto à fábrica do cliente, eliminado assim os custos de transporte de embalagens vazias, bem como os riscos de segurança alimentar inerentes a esta operação. Viria a afastar-se da direção da empresa aos 76 anos, mantendo, no entanto, um acompanhamento regular de todas as suas atividades.

Além de empresário, teve sempre uma participação ativa na vida associativa do setor. Foi um dos fundadores da Sociedade Ponto Verde, do PIEP, da EuPC e da APIP, cuja presidência assumiu entre 1990 e 2016.

O seu trabalho foi várias vezes reconhecido por entidades nacionais e internacionais. Em 1994 foi agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Empresarial, na Classe Industrial, e, em 2017, recebeu o ‘Lifetime Achievement Award’ da American Society of Plastics Engineers.

Personalidade incontornável na história do setor, Marcel de Botton foi também uma das primeiras vozes a alertar para a poluição dos mares e para o impacto que este problema viria a ter no ambiente e na indústria de plásticos. Nos últimos anos, depois de deixar a direção da Logoplaste, dedicou-se a esta causa e a atividades 'pro bono', com o intuito de “criar um mundo melhor e mais sustentável”.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    19/05/2025

  • Newsletter InterPlast

    12/05/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial