A empresa americana Dukane, especialista mundial no fabrico de equipamentos de corte e soldadura de termoplásticos, celebra este ano o seu centésimo aniversário. Presente em Portugal desde 2011, no ano passado a empresa reforçou a aposta no mercado nacional com a abertura de uma filial em Vila Nova de Famalicão, numa parceria com a Wondermac.
A Wondermac assumiu assim a posição de filial portuguesa da Dukane, disponibilizando ao mercado nacional “uma gama completa de ferramentas de montagem e/ou corte por ultrassons, laser ou vibração, especialmente concebidas para os termoplásticos”, explica Fernando Neto, diretor técnico e comercial da empresa.
As ferramentas Dukane abrangem uma ampla variedade de aplicações em diversos campos, desde o processamento médico até ao processamento de alimentos, packaging e embalagens, automóvel, aeronáutica, cosméticos, entre outros.
Ao trabalho constante em inovação tecnológica, a empresa junta um acompanhamento permanente do cliente, desde o desenho da peça até à industrialização, passando por todas as fases de testes e prototipagem de ferramentas inerente a cada projeto.
100 anos e uma forte presença internacional
Os 100 anos de atividade conferem à Dukane um know-how e experiência que lhe permitem combinar estratégias “de alta tecnicalidade, alta qualidade de produção, responsividade e acompanhamento do cliente nos seus projetos até a fase de industrialização”.
Neste momento, a multinacional possui fábricas na América, Europa e Ásia e está presente em todos os continentes, quer através de distribuidores, quer através de filiais.
A filial portuguesa, com sede em Vila Nova de Famalicão, disponibiliza aos seus clientes nacionais um centro de testes e de prototipagem de ferramentas.
A inovação técnica está, desde sempre, no centro das preocupações da Dukane. A aquisição da alemã KVT resultou, por exemplo, no desenvolvimento da técnica de soldadura a gás quente, um processo patenteado de soldadura sem contacto com azoto quente, próprio para o efeito e não poluente. “A Dukane é a única empresa no mundo a oferecer essa técnica”, acrescenta Fernando Neto.
Foram também integradas outras inovações, como a soldadura a laser de 2 mícrons. As células de soldadura a laser desenvolvidas pela Dukane são adequadas para soldar plásticos ‘Clear to Clear’ sem necessidade de aditivos absorventes a laser. O laser de 2μ foi desenvolvido para a soldadura limpa de polímeros claros e permite uma fusão altamente controlada através da espessura das peças com maior precisão.
“Conforme as necessidades e desempenho desejados, muitos destes aparelhos utilizam a deteção de fusão Trigger by Power, patenteada pela Dukane, para melhorar a resistência do conjunto soldado e reduzir assim as tensões do mesmo”, sublinha o responsável pela Wondermac.
Para além disso, a Dukane oferece máquinas de fatiar por ultrassons para a indústria agroalimentar (para o corte de alimentos unidose, por exemplo), bem como para a indústria aeronáutica. Todos os equipamentos podem ser robotizados e integrados numa linha de produção.
A Dukane oferece uma variedade completa de ferramentas dedicadas ao processamento de plásticos, com destaque para a gama Infinity, “máquinas de soldar por ultrassons com servomotor, equipadas com o novo software operativo iQ Explorer III, que permite gerir todas as funções, controlar os ciclos de soldadura, a rastreabilidade, etc.", diz Fernando Neto, diretor técnico e comercial da subsidiária portuguesa da Dukane. Muito resistentes e precisas, as máquinas Infinity são particularmente indicadas para a produção em salas limpas.
Wondermac - Innovative Solutions, Lda.
Rua Nova da Nespreira, Pav. 11 | 4770-287 Lagoa VNF
Tel: (+351) 252181344 | Tm: (+351) 934906783
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa