“A tecnologia ColorForm tem um grande potencial para reduzir a pegada de CO2 na produção de componentes com uma superfície multifuncional acabada", explica Michael Fuchs, global application owner Surface & Lightweight da KraussMaffei, representada pela Folhadela Rebelo. Esta foi uma das razões que levou a Techniplas, um fornecedor de componentes plásticos sofisticados para a indústria automóvel, a optar por um sistema KraussMaffei MXW 1000 ColorForm para a produção em série de componentes com superfície transparente.
A especialização dos processos e a consciência da qualidade são as chaves para uma produção sustentável na indústria automóvel. A experiência da Techniplas enquanto utilizador e da KraussMaffei enquanto fornecedor de tecnologia de moldação por injeção e de sistemas de processamento PUR/PUA torna possíveis soluções cada vez mais necessárias nos dias de hoje., A tecnologia ColorForm - moldação por injeção e acabamento superficial com poliuretano numa única etapa do processo -, é uma dessas soluções.
O processo ColorForm é baseado numa combinação de injeção com processamento de poliuretano. Na base do processo está a injeção multicomponente. Até aqui, nada de novo. No entanto, o que este processo tem de especial é o facto de, após a injeção da base termoplástica, a peça é revestida, num segundo ciclo, com poliuretano (PUR) ou poliureia (PUA), como material de superfície.
A máquina de reação RimStar Flex ColorForm, concebida especificamente para este processo, alimenta o material de superfície (PUR/PUA) diretamente para a cavidade. “Os sistemas RimStar ocupam pouco espaço e dosificam até quantidades muito pequenas com precisão e alta frequência”, explica Philipp Strasser, global application owner RPM & Automotive da KraussMaffei.
“Neste sistema, as peças são produzidas no processo de injeção-compressão. Para conseguir um efeito especial de profundidade, aplica-se uma superfície PUR transparente de alta qualidade”, explica Toni Luckner, Process Developer em Treuen (Vogtland). “Os nossos clientes, grandes OEMs da indústria automóvel, têm requisitos de qualidade rigorosos. Não deve haver desvios superiores a 0,2 mm em qualquer parte do componente transparente. Ao utilizar a MXW 1000 em combinação com o RimStar Flex para a dosagem de PUR, satisfazemos plenamente estes requisitos”, assegura.
A Techniplas trabalha há vários anos com a tecnologia ColorForm da KraussMaffei, com a qual tem tido “experiências muito positivas”. Na Techniplas, a tecnologia é chamada ColorFuse. A empresa tem atualmente seis sistemas ColorForm em Treuen, Alemanha (dois deles alocados ao seu TechCente) e um em Rüti, Suíça.
“Gerimos este processo de produção em condições de sala limpa. Assim, nem um grão de pó pode entrar sorrateiramente entre o revestimento e a superfície enquanto o molde está aberto. Desta forma, conseguimos taxas de rejeitados muito baixas”, enfatiza Luckner.
Inicialmente, a tecnologia ColorForm foi desenvolvida para alcançar uma maior eficiência de produção e efeitos específicos nos componentes do interior dos veículos. Na Techniplas, o sistema MXW 1000 ColorForm demonstra estas qualidades. Porém, hoje em dia, aspetos como a segurança no local de trabalho e a pegada de CO2 da tecnologia, em comparação com outros métodos de produção, tornam-se cada vez mais importantes. Mais uma vez, o processo ColorForm pontua em múltiplas áreas. Além disso, os componentes ColorForm estão a ser cada vez mais utilizados mesmo na área exterior, pois também aqui a aparência elegante é um ponto de venda importante para os clientes finais.
A tecnologia ColorForm não só elimina a necessidade de transportar e pintar componentes e investir numa oficina de pintura, como também oferece componentes prontos para instalação assim que deixam a célula de produção altamente automatizada. Isto permite poupar tempo de produção e dinheiro em armazenamento intermédio e secagem dos componentes.
Para a implementação do sistema, a Techniplas utilizou uma máquina de injeção MXW 1000 da KraussMaffei pré-existente. A máquina foi recondicionada na fábrica principal do fabricante, em Allach, Munique. “Todo o equipamento necessário está disponível no local, e a colocação em funcionamento no TechCenter também teve lugar dentro do prazo previsto, tanto no caso da máquina de injeção como da tecnologia PUR, a RimStar Flex com duas cabeças de mistura CCM MK 5-2K para a produção simultânea de dois componentes. Tendo em conta as atuais condições pandémicas, foi uma grande realização”, diz Luckner.
No processo de retrofiting, a MXW 1000 não foi apenas adaptada à tecnologia ColorForm. O seu sistema de controlo foi também completamente atualizado com o controlador MC6 e foi instalado um novo sistema de arrefecimento ORCA. “O ORCA efetua medições de temperatura sem contacto, o que minimiza a manutenção. A tecnologia permite-nos controlar com precisão todos os vinte circuitos de arrefecimento da MXW, contribuindo assim de forma decisiva para a qualidade consistentemente elevada dos componentes”, explica Luckner.
Na Techniplas, o MXW 1000 ColorForm da KraussMaffei produz componentes automóveis de alta qualidade.
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