Numa iniciativa pioneira, denominada ‘Design4Circularity’, as empresas Clariant, Siegwerk, Borealis e Beiersdorf estão a unir esforços para enfrentar o desafio de criar embalagens recicláveis, baseadas totalmente em resíduos de embalagens plásticas recuperadas, para uso em aplicações de cosmética.
A colaboração intersetorial busca desenvolver uma embalagem verdadeiramente circular, ao incorporar a conceção de ciclo de vida completo em cada etapa do processo, criando um novo padrão para a indústria. A embalagem circular promove a redução de resíduos plásticos, do uso de material plástico novo/virgem e do impacto climático, que são grandes desafios enfrentados pelo nosso planeta.
Richard Haldimann, Chief Technology and Sustainability Officer da Clariant, afirma: “Esta colaboração foi possível porque todos os participantes estão comprometidos com a economia circular, através de programas que englobam toda a empresa e uma visão holística dos sistemas envolvidos.
Para alcançar a circularidade, é necessária uma mudança completa no desenvolvimento das embalagens dos produtos e na suas matérias-primas, levando em consideração a reciclagem e o fim de vida da embalagem”.
Stefan Haep, Technology Head Brand Owner Collaboration da Siegwerk, acrescenta: “A nossa iniciativa é pioneira na avaliação da circularidade em todos os parâmetros de design, desde aditivos até materiais e tintas, mapeando competências do setor, potenciais lacunas e pontos de prova de viabilidade, a fim de criar soluções viáveis e circulares”.
A missão era projetar uma solução de embalagem que gerasse um fluxo de entrada de resíduos mais limpo e que retornasse ao ciclo, em aplicações de alto valor. Também deveria permitir a criação de materiais visuais de alta qualidade, utilizando formas diferenciadas, com as quais os consumidores associam as embalagens e marcas de cosméticos.
Para satisfazer esses três requisitos, a inovação concentra-se num frasco de poliolefina incolor com 100% de conteúdo PCR, inteiramente envelopado com uma manga termorretrátil, impressa com tinta removível. Todos os materiais são totalmente recicláveis do ponto de vista técnico, podendo ser recuperados e usados para a mesma aplicação de alto valor.
Stefan Rüster, Packaging Expert, da Beiersdorf, complementa: “Seguimos uma ambiciosa Agenda de Sustentabilidade que envolve a adoção de recursos totalmente circulares. A solução de embalagem Design4Circularity é revolucionária para futuras aplicações de cosméticos. Através do trabalho árduo e do poder de inovação de todos os parceiros, conseguimos combinar os estritos requisitos de design de uma embalagem cosmética com a circularidade completa. Temos muito orgulho neste sucesso e esperamos que motive os nossos pares na indústria a fazerem o mesmo”.
E Peter Voortmans, Global Commercial Director Consumer Products da Borealis, conclui: “Fazer a transformação para uma economia circular é um esforço de equipa. Apenas em conjunto com parceiros que pensam da mesma forma poderemos construir um futuro mais consciente. Tudo começa com o design da embalagem, juntamente com a infraestrutura certa de triagem e reciclagem. Por meio da colaboração, reinventamos fatores essenciais para uma vida sustentável”.
Os parâmetros críticos do projeto incluíram a composição dos polímeros e aditivos, a seleção de material para o frasco e a manga termorretrátil, a triagem e remoção de tinta do material, a reciclabilidade e qualidade do PCR.
Para dar uma segunda vida aos resíduos da embalagem, o material precisa de manter o seu mais alto valor ao longo de vários ciclos de vida. Neste ponto, o projeto contou com a experiência da Borealis em tecnologia de reciclagem mecânica avançada e transformacional, oferecendo PCR de alta qualidade com base na tecnologia proprietária Borcycle M.
Por seu lado, a Clariant ofereceu a sua expertise em design para soluções de aditivos de reciclagem, a fim de garantir uma aditivação específica para proteger a qualidade do PCR e evitar a quebra da cadeia polimérica em cada etapa de reciclagem. Isto resultou num material PCR adequado e de alto valor, para responder repetidamente aos critérios de alta qualidade das embalagens de consumo em Personal Care. A solução circular concentra-se ainda numa opção de frasco incolor, para aumentar a qualidade do PCR após a reciclagem.
Para diferenciar a embalagem, apesar de usar um frasco incolor, os parceiros decidiram envelopá-lo integralmente com uma manga termorretrátil – a maneira ideal de permitir o design exclusivo de marcas individuais. Siegwerk, líder no segmento de tintas, conseguiu fornecer sistemas de tintas que, em colaboração com a Beiersdorf e um fabricante de filme termorretrátil, permitiram criar uma manga cosmética integral, colorida e atraente. Além disso, a nova composição de tinta escolhida foi projetada para permitir a sua remoção dentro de um processo de reciclagem, aumentando a circularidade da embalagem. A combinação frasco/manga termorretrátil foi projetada para permitir esta remoção numa fábrica de recuperação de materiais.
Os primeiros testes de triagem com a atual infraestrutura de reciclagem comprovaram a capacidade de classificação do frasco de PEAD totalmente envelopado, alcançando uma alta recuperação do material do frasco. Além disso, a equipa do projeto realizou testes com garrafas PET transparentes com mangas integrais e obteve resultados semelhantes.
São necessários mais avanços na tecnologia de triagem/separação para atingir o objetivo final da economia circular de dar às garrafas incolores uma segunda vida em aplicações incolores, mantendo o seu mais alto valor. Tecnologias como a marca d'água digital ou inteligência artificial podem ajudar a atingir esses objetivos de sustentabilidade.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa