Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Sabic lança projeto-piloto para rastreabilidade digital do material Trucircle

27/07/2022

A Sabic lançou um projeto-piloto para investigar as possibilidades da tecnologia ‘blockchain’ no apoio à rastreabilidade digital de ponta a ponta da matéria-prima circular nos produtos dos clientes. O projeto envolve a empresa tecnológica Finboot, a pioneira em reciclagem Plastic Energy e a fabricante portuguesa de embalagens Intraplás.

A Intraplás utiliza o material certificado Trucircle, da Sabic, para fabricar embalagens para a indústria alimentar
A Intraplás utiliza o material certificado Trucircle, da Sabic, para fabricar embalagens para a indústria alimentar.

O rastreio do percurso da matéria-prima através da complexa cadeia de valor no setor petroquímico é uma tarefa difícil. Para melhorar este processo e apoiar a entrega da sua matéria-prima circular aos clientes, a Sabic lançou um projeto-piloto que pretende demonstrar a viabilidade da utilização de uma aplicação informática baseada em ‘blockchain’ e em cadeias de valor.

Este é o primeiro projeto da indústria que tem como objetivo rastrear o produto desde a produção de matéria-prima até à transformação, indo mais longe do que as anteriores aplicações industriais de blockchain no rastreio de ponta a ponta. A plataforma oferece custos reduzidos e melhor integração de dados para todos os parceiros da cadeia de valor.

Outro dos principais benefícios da tecnologia ‘blockchain’ na entrega de soluções mais sustentáveis reside na sua capacidade de validar pontos de prova de sustentabilidade e credenciais ESG das organizações. Isto é benéfico para todos os membros da cadeia de valor, incluindo partes externas, uma vez que reduz os esforços administrativos associados ao processo de certificação de materiais. É também um processo mais fiável, devido à redução do risco de erro humano.

Waleed Al-Shalfan, vice-presidente de Polymers Technology & Innovation da Sabic, afirmou: “Na Sabic, temos um profundo empenho na inovação e tecnologia que nos pode ajudar a fornecer soluções mais sustentáveis aos nossos clientes. A nossa visão de criar uma economia circular para os plásticos requer uma transformação total da cadeia de valor, e parcerias pioneiras com parceiros tanto a montante como a jusante. A tecnologia ‘blockchain’ tem um grande potencial para o fornecimento dos nossos produtos Trucircle aos clientes e, por conseguinte, para o nosso compromisso de apoiar os clientes nas suas ambições de sustentabilidade”.

A solução de software ‘Marco’ da Finboot atua como ‘camada de middleware’ e irá acompanhar o Tacoil produzido pela Plastic Energy a partir do seu processo de reciclagem, bem como a entrega deste óleo à Sabic para conversão nos seus polímeros circulares Trucircle, e finalmente a entrega dos polímeros à Intraplás para conversão nas suas soluções de embalagem. A tecnologia também assegura que todos os dados recolhidos permanecem imutáveis enquanto partilhados entre fornecedores, clientes e reguladores - proporcionando transparência, auditabilidade e responsabilidade num ecossistema industrial complexo.

Juan Miguel Pérez Rosas, CEO da Finboot, comentou: “Estamos entusiasmados por embarcar neste piloto, uma vez que ele irá contribuir significativamente para o desenvolvimento e progressão de uma economia circular, ao mesmo tempo que dá o exemplo de melhores práticas para o setor industrial global. A Sabic está na vanguarda da sua indústria, olhando sempre para o futuro e investindo em tecnologia e inovação para acelerar a sua transformação digital que apoia a economia circular”.

Marisa Alves, diretora de Compras da Intraplás, acrescentou: “Como fornecedor global de soluções de embalagem, a Intraplás tem a clara ambição de tornar a embalagem sustentável amplamente disponível ao mercado, sem comprometer o ambiente e a segurança alimentar, algo que impulsionou a nossa participação neste importante projeto, em conjunto com o nosso fornecedor e parceiro de longa data Sabic. O projeto de tecnologia ‘blockchain’ irá reforçar ainda mais os nossos objetivos, uma vez que nos ajudará a melhorar o desempenho, criar transparência adicional à cadeia de fornecimento e promover a rastreabilidade digital das nossas embalagens circulares certificadas. Esta é uma contribuição da Intraplás, através de soluções mais concretamente sustentáveis, para uma verdadeira economia circular".

Carlos Monreal, fundador e CEO da Plastic Energy comentou: “Como empresa que desenvolveu a nossa própria tecnologia inovadora, nós da Plastic Energy estamos entusiasmados por explorar as oportunidades que novas tecnologias como a ‘blockchain’ podem oferecer. Este piloto tem o potencial de causar um grande impacto na cadeia de valor, proporcionando um novo nível de rastreabilidade e transparência para os plásticos reciclados, e demonstrando como a reciclagem avançada pode desempenhar um papel valioso na economia circular dos plásticos”.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial