Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Tecnologia cada vez mais usada em aplicações em que há necessidade de agrupar num só componente diversos materiais com propriedades distintas

Moldação Híbrida na produção de produtos de valor acrescentado

Clara Gonçalves, investigadora no Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP)

29/08/2022
A indústria dos plásticos para o setor automóvel tem procurado, continuamente, desenvolver novas soluções tecnológicas, com maior valor acrescentado, baseando-se na otimização de produtos e processos em conjunto com a redução de peso e do número de componentes. Tendo por essas razões, investido em tecnologia inovadora, de um rigoroso controlo de qualidade, assim como da eliminação de etapas de fabrico.

A tecnologia de moldação por injeção híbrida apresenta-se como uma abordagem capaz de produzir produtos multi-componente bastante complexos numa única etapa e num produto unificado. Esta tecnologia tem sido cada vez mais usada em substituição da tecnologia convencional de injeção por moldação, para situações em que há necessidade de agrupar num só componente diversos materiais com propriedades distintas, tornando o processo produtivo mais eficiente e fiável, diminuindo assim os custos industriais.

De facto, esta tecnologia dá mais liberdade para conjugar nomeadamente diferentes propriedades mecânicas, fator essencial na conceção de uma peça multi-funcional, aumentando as qualidades de rigidez e elasticidade da peça. Esta tecnologia tem sido bastante utilizada na produção de peças híbridas polímero-metal. Assim, no Hybridplás, um projeto de I&DT, com consórcio entre o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP), a Safiplás – Injeção de Plásticos Lda. e a Universidade do Minho, estão a ser obtidas soluções híbridas utilizadas na indústria automóvel.

Este desenvolvimento está centrado em dois vetores de inovação: soluções para a sobremoldação de elementos metálicos e tecnologias convencionais/não-convencionais de moldação por injeção para elementos de vidro com plástico para peças técnicas de dimensões reduzidas e com tolerâncias dimensionais da ordem de +/- 0,05mm, em grandes séries de produção. Neste projeto são desenvolvidos dois casos de estudo distintos, um produto híbrido Polímero–Metal e um produto híbrido Polímero–Vidro. De acordo com os objetivos do projeto, pretende-se diminuir o número de componentes a serem montados, bem como o número de fases do processo produtivo em causa, obtendo-se um produto altamente integrador e de elevada performance em função dos requisitos impostos.

Figura 1. Visão geral do molde em aberto: lado da extração (à esquerda) e lado da injeção (à direita)
Figura 1. Visão geral do molde em aberto: lado da extração (à esquerda) e lado da injeção (à direita).

Para melhor avaliar o efeito da interface entre o polímero e o inserto a usar, foi preparado um molde que permite uma adaptação a um grande número de materiais, tanto para inserto como para polímero. O polímero é injetado diretamente sobre o inserto, metálico ou vidro, previamente colocado no molde (Figura 1), formando assim uma única peça, sem necessidade de operações pós moldação. Neste estudo, as peças a injetar são constituídas por dois materiais, conforme representado na Figura 2, sendo que a vermelho designa o inserto e a verde representa o polímero onde será injetado com o auxílio dos canais frios de alimentação (a laranja) nos lados opostos da amostra.

Figura 2...
Figura 2. Perspetiva da peça híbrida com os canais frios; Ataque e os canais (laranja) / inserto metálico ou vidro (Vermelho) / Polímero (verde) e interface de adesão polímero-inserto (área a amarelo).

Através deste processo estão a ser estudadas várias estratégias para obter uma maior adesão entre os dois materiais, dispensando outra operação de junção. Este estudo tem sido avaliado com recurso aos ensaios de tração (Figura 3), que nos fornece uma análise da qualidade da adesão na interface entre materiais.

Figura 3. Ensaios de tração
Figura 3. Ensaios de tração.

O resultado será obter um melhor desempenho do produto, do processo produtivo e a integração de funções no produto final, o que proporcionará uma redução de custo global da solução proposta em função do que existe no mercado.

Agradecimentos

Trabalho realizado no âmbito do projeto HybridPlás, (Proj.42954), financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional PO Norte.

REVISTAS

Easy fairs Iberia - PortoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    27/03/2024

  • Newsletter InterPlast

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial