Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Até agora, estas substâncias odoríferas apenas podiam ser eliminadas de forma limitada através dos processos de reciclagem

Nova tecnologia da Kreyenborg elimina odores dos plásticos pós-consumo contaminados

06/09/2022

Todos os dias é gerada uma grande quantidade de resíduos plásticos procedentes das embalagens do mercado de consumo. Para obter materiais reciclados de plástico de alta qualidade a partir destes fluxos de materiais, e ser possível torná-los reutilizáveis para aplicações de alta qualidade, é necessário eliminar as substâncias odoríferas que se transferiram para o material durante o decurso da vida do produto. Até agora, estas substâncias odoríferas apenas podiam ser eliminadas de forma limitada através dos processos de reciclagem. Mas, com a introdução da nova tecnologia da Kreyenborg, Ir-Fresh, o cenário mudou.

Ir-Fresh: novos desenvolvimentos para a minimização de odores em granulados e materiais reciclados

A Kreyenborg, empresa representada em Portugal pela Coscollola Comercial, desenvolveu uma experiência sustentada e de alto nível na reciclagem de plásticos, com soluções para a descontaminação de PCR-PET, cristalização, secagem e aquecimento de materiais a granel, utilizando a tecnologia de infravermelhos. O aperfeiçoamento desta tecnologia deu origem ao membro mais recente entre os respetivos produtos, o Ir-Fresh, um sistema modular para a redução segura e eficaz dos odores que interferem nos plásticos.

No primeiro passo do processo, o módulo de infravermelhos aquece o material de forma rápida e direta até ao nível ideal de temperatura para o plástico em questão. Neste processo, a rotação contínua do tambor garante um fluxo de material homogéneo com um tempo de permanência definido (aplicando o princípio de primeira entrada / primeira saída). Graças aos elementos integrados de rotação e mistura, o material é misturado continuamente no tambor e em combinação com um aquecimento controlado, isto garante uma eliminação considerável de odores, num tempo muito curto.

Os plásticos pós-consumo contaminados pelo odor podem ser decontaminados e reutilizados

Os plásticos pós-consumo contaminados pelo odor podem ser decontaminados e reutilizados.

No segundo passo do processo, as restantes substâncias odoríferas são eliminadas através de um processo de limpeza termofísica no condicionador Ir-Fresh. Este condicionador Ir-Fresh - uma tremonha isolada - mantém o material a descontaminar num intervalo de temperatura ideal para o processo de descontaminação através de um gás de purga quente. Podem conseguir-se excelentes resultados de desodorização e descontaminação através da interação dos principais parâmetros do processo: fluxo de ar, temperatura e tempo de permanência.

Graças à sua conceção modular, o processo Ir-Fresh pode ser utilizado de forma contínua em duas etapas, tanto para o material triturado - antes do processo de extrusão - como para os grânulos após o processo de extrusão. É possível integrar o condicionador Ir-Fresh como um passo individual na cadeia de processo ou utilizá-lo como uma solução independente e autónoma de forma contínua ou descontínua. O sistema Ir-Fresh também é adequado como solução de reequipamento para a sua integração em unidades de produção existentes. Juntamente com o cliente, a Kreyenborg desenvolverá uma solução que se adapte de forma ideal ao processo individual do cliente.

Testando a tecnologia

No Centro de Testes de Plásticos da Kreyenborg, situado em Senden, Renânia do Norte-Vestefália (Alemanha), está disponível o equipamento adequado para realizar testes adaptados às necessidades específicas do cliente. Podem ser realizados testes relevantes à escala de laboratório, com poucos quilos, assim como testes reais em maior escala.

REVISTAS

Easy fairs Iberia - PortoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    27/03/2024

  • Newsletter InterPlast

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial