Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Pavilhão 15, stand C15/C24-D24

Economia circular: a digitalização marca a diferença

13/09/2022

Todos sabemos que os resíduos de plástico são matéria-prima. No entanto, isso não altera o facto de pouquíssimos desses resíduos serem reciclados e devolvidos ao ciclo de material. Na K 2022, a KraussMaffei irá apresentar não só a maquinaria necessária, mas também as novas soluções digitais que permitem alcançar máxima poupança em termos de consumo de energia e pegada de carbono.

A procura mundial de descartáveis é enorme, especialmente em setores como o da saúde. Muitas vezes os produtos apenas são usados por um curto espaço de tempo e apresentam um pequeno grau de contaminação. Estas são condições ideais para o seu uso posterior como matérias-primas para componentes concebidos para maior longevidade. No stand da KraussMaffei, os visitantes poderão ver como as tampas das canetas de insulina são convertidas em módulos de portas para automóveis, por exemplo.

Na K 2022...
Na K 2022, a KraussMaffei irá demonstrar um ciclo de material completo desde a tampa de caneta de insulina até ao módulo de porta usando uma ampla gama de soluções digitais.

De tampas de canetas de insulina a módulos de porta

Os visitantes interessados podem ver ao vivo todo o processo: Uma PX 200-1400 totalmente elétrica produz 96 tampas de caneta de insulina por disparo de material virgem de polipropileno de grau médico. Após trituração, estas tampas servem como material de base para a injeção de um novo produto na extrusora ZE28 BluePower Twinscrew. Após a adição e mistura dos aditivos (agentes de ligação e pigmentos líquidos), o material é transferido para uma máquina de injeção powerMolding 1300-11900, com uma força de fecho de 13.000 kN. Esta série recém desenvolvida baseia-se na tecnologia comprovada de dois cilindros que se destaca de uma gama de opções altamente padronizadas e foi concebida como variante económica para aplicações standard.

A KraussMaffei posiciona-se como “o único fabricante que oferece maquinaria completa envolvida no ciclo de material e ainda soluções digitais apropriadas”. Isso torna a economia circular mais eficiente do que nunca. Afinal de contas, o investimento inicial numa nova máquina de injeção constitui apenas 10 a 20% dos custos do ciclo de vida global. O restante é atribuído à operação da máquina. Isso significa que reduzir o custo de energia, manutenção, etc. não só protege o ambiente, como aumenta a eficiência económica.

Pegada de carbono reduzida e baixos custos energéticos

Em exibição no stand da empresa estará uma aplicação desenvolvida juntamente com a Motan que revela o consumo de energia de cada fase do processo. Esta aplicação permite que os transformadores registem e melhorem o seu consumo energético. A solução ACPplus digital foi otimizada e está agora melhor adaptada ao processamento de material reciclado. Reduz os resíduos de produção graças ao reajuste automático de acordo com as condições ambientais, como a temperatura ou humidade do ar, durante o processo de moldagem e injeção. Durante o arranque da máquina, os valores do processo nominal são atingidos muito mais rapidamente, o que resulta em menos resíduos no arranque. O dataXplorer fornece dados de processo aprofundados capturando cerca de 500 sinais de máquina em tempo real para medição da pegada de carbono. Quaisquer desvios das gamas de tolerância pré-definidas podem, assim, ser instantaneamente detetados.
A família socialProduction permite a localização e monitorização independente do tempo de maquinaria e dos processos de produção...
A família socialProduction permite a localização e monitorização independente do tempo de maquinaria e dos processos de produção.

A KraussMaffei oferece uma abrangente carteira de soluções para melhorar a compatibilidade ambiental dos processos de produção integrando, por exemplo, produtos digitais como:

  • productionMonitor. Combina os benefícios das redes sociais com tecnologias de monitorização de produção de vanguarda. As máquinas comunicam com os utilizadores em salas de chat seguras e ao vivo.
  • Trabalhando autonomamente, a solução processSupport inteligente deteta quaisquer desvios no processo de produção mais precocemente do que nunca, levando a monitorização de máquinas para uma nova era.
  • liveCare é a solução da KraussMaffei de manutenção orientada para o estado. Integrados de forma contínua na socialProduction, os estados de utilização são continuamente monitorizados e visualizados.
  • A plataforma digital pioneersClub dá aos clientes uma visão geral de todas as suas máquinas e sistemas incluindo documentação, contacto rápido com os especialistas da KraussMaffei e fácil acesso a peças sobressalentes.

Afinal de contas, para os clientes e autoridades públicas, o tópico da sustentabilidade está cada vez em voga. A UE, por exemplo, planeia introduzir um passaporte de produção digital dentro de alguns anos de forma a documentar, entre outros, os materiais usados para cada produto e a forma como foram processados. Os produtos digitais oferecidos pela KraussMaffei permitem-lhe dar agora os primeiros passos nesta direção.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial