Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

A captura e utilização de CO2 terão um papel fundamental na transição para um sistema energético mais sustentável

Galp e Repsol lançam desafio de inovação para captura e utilização de CO2 em Sines

16/09/2022

O vencedor do prémio receberá 50.000 euros, podendo ser apoiado através de bolsas de investigação académica e outros financiamentos.

foto
A Repsol e a Galp acabam de lançar um desafio a empresários, novas empresas e centros de investigação e inovação para desenvolver soluções inovadoras para a Captura e Utilização de Carbono (CCU) e para tecnologias de Remoção de Dióxido de Carbono (CDR), com potencial para serem aplicadas nas suas instalações industriais em Sines, que poderão servir de laboratórios vivos para as soluções mais promissoras.
Este convite à apresentação de candidaturas está aberto até 11 de novembro. O júri fará uma shortlist dos projetos mais promissores até ao dia 25 de novembro e os vencedores serão anunciados num evento dedicado ao tema no início do mês de dezembro. O vencedor receberá um prémio de 50.000 euros, que pode ser apoiado através de bolsas de investigação académica e outros financiamentos.

A captura e utilização de CO2 são campos vitais na transição para um sistema energético mais sustentável, abrindo, assim, novas alternativas na geração e consumo de energia, e criando novos produtos a partir de resíduos, tais como biocombustíveis ou combustíveis sintéticos a partir de CO2 capturado e hidrogénio renovável.

As tecnologias CCU prioritárias a considerar incluem novas rotas catalíticas para a conversão de CO2 em produtos químicos; mineralização de CO2; combinação da utilização de CO2 e H2; e produtos inovadores a partir de CO2 (proteínas, e-combustíveis, etc.). As tecnologias CDR incluem a melhoria da captura direta de ar; tecnologias de carbono azul (captura oceânica); e utilização de biomassa e sequestro de solo (BECCS, biochar, etc.).

Para informações mais detalhadas sobre o concurso, visite o site.

moldplas de 9 a 12 nov. 2022 Batalha. Portugal. Salão de máquinas, equipamentos, matérias-primas e tecnologia para moldes e plásticosPolímeros e equipamentos

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial